A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (20) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no último dia 1º de setembro. A iniciativa partiu da propositura do deputado estadual Hermano Morais (PV), e teve como coautor o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que também esteve presente no evento.
“Hoje estamos aqui para homenagear os profissionais de Educação Física, verdadeiros heróis, aqueles que nos incentivam a levantar do sofá e nos convencem de que ‘não tem desculpa’ para ficar parado! Este é um assunto sério: o sedentarismo é um problema de saúde pública, e o Brasil sente seus efeitos. Em 2021, 48,3% dos brasileiros não praticavam atividade física regularmente. E essa incidência de sedentarismo vem acompanhada de outro grande desafio: a obesidade infantil”, disse Hermano em seu discurso.
Atualmente, 6,4 milhões de crianças estão com sobrepeso e 3,1 milhões já enfrentam a obesidade. Segundo Hermano, “essa é uma situação preocupante que precisa ser revertida com o auxílio desses grandes profissionais”. “Em Natal, o cenário é de alerta. Chegamos a ser uma das cidades mais sedentárias do país. Em um levantamento do Ministério da Saúde, descobrimos que 47,4% dos natalenses não praticavam atividades físicas regularmente”, complementou.
O deputado apontou os profissionais de educação física como responsáveis por mudar esse cenário aos poucos. “A prática de atividades físicas também se destaca como uma poderosa ferramenta no tratamento de doenças emocionais, ajudando a reduzir sintomas como ansiedade, síndrome do pânico e depressão”, finalizou.
Hermano revelou ainda que, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região, apresentou na Assembleia um projeto de lei que propõe a implantação de três aulas semanais de Educação Física nas escolas estaduais. O objetivo da matéria é incorporar a prática da atividade física na rotina dos jovens, promovendo uma população mais consciente e saudável.
Em nome dos homenageados, a professora Elizabeth Jatobá Bezerra agradeceu pela solenidade e homenages concedidas pela ALRN. A especialista destacou ainda os novos desafios da profissão, diante da importância da inteligência emocional nos tempos atuais. “A gente precisa fazer com que as pessoas se entendam melhor e permitam que os sentimentos sejam demonstrados de forma mais equlibrada e eficaz na relação com o auto-conhecimento e o convívio com os outros”, disse.
Quem também se pronunciou na solenidadde foi o presidente do Conselho Regional de Educação Física do RN, Francisco Borges de Araújo, que ressaltou a importância do projeto de Lei proposto por Hermano, que amplia aulas de educação física nas escolas do Estado. “Uma país que não prioriza educação está fadado ao fracasso. E é pela educação que garantimos também a saúde das pessoas. E não há educação completa sem educação física”, disse.
O evento contou com as presenças do subsecretário estadual de Esporte, Júlio Césa Nunes, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, o vice-reitor da UFRN e professor do Curso de Educação Física, Ênio Ferreira de Miranda, e o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Francisco Borges de Araújo.
Deixe um comentário