Ação de Busca e Salvamento da Marinha resgata velejador e realiza atendimento por Telemedicina.
A Marinha do Brasil (MB) informa que recebeu uma chamada de socorro, via rádio, na tarde deste sábado (21), realizada pelo Veleiro “NAIARA”, de bandeira polonesa, que se encontrava com restrições de manobra, sem o mastro e as velas, nas proximidades do Arquipélago São Pedro e São Paulo.
De imediato, a MB acionou a estrutura do SALVAMAR NORDESTE, coordenando a Operação de Busca e Salvamento, acionando a embarcação “MARLIN II” que se encontra prestando apoio à Estação Científica localizada no referido Arquipélago.
A “MARLIN II” dirigiu-se ao veleiro e prestou o primeiro apoio, fornecendo água e alimento
ao seu único tripulante.
O Velejador é o Senhor VLADIMIR POPOV, 56 anos, nacionalidade Tcheca, que foi resgatado e encontra-se a bordo da Embarcação “MARLIN II”. O mesmo relatou que havia saído de Cabo Verde, há 41 dias, com destino à cidade de João Pessoa-PB. Mencionou, também, que há 18 dias havia sofrido avarias no mastro e nas velas, e que, apesar de ter propulsão mecânica, já estava com pouco combustível.
O médico do SALVAMAR NORDESTE foi acionado e constatou, por Telemedicina, que o tripulante do Veleiro está bem de saúde, não faz uso de nenhum medicamento e não sofreu nenhuma lesão.
O Veleiro, no momento, se encontra amarrado à boia no Arquipélago, e não há registro de poluição hídrica.
A embarcação “MARLIN II” iniciará o regresso da Expedição ao Arquipélago São Pedro e São Paulo, com o Velejador a bordo, no dia 29 de setembro, com previsão de chegada a Natal no dia 2 de outubro.
Deixe um comentário