Marca Maxmeio

Postado às 18h09 CidadePlantão Nenhum comentário

Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo PROEDI – Crédito Sandro Menezes – Assecom/RN.

As empresas beneficiadas pelo PROEDI geram pelo menos 46.784 empregos, representando 56% dos postos de trabalho formais na indústria do Rio Grande do Norte, que somam quase 83 mil vagas. Esse percentual demonstra a importância do programa do Governo do Estado para estimular o desenvolvimento industrial no RN na geração de empregos no setor. Os dados e a análise estão na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do Programa referentes a julho de 2024.

Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo PROEDI. O Boletim, elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Industrial da SEDEC, mostra que a adesão das empresas tem crescido desde a instituição do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN. Em 2019, o programa contava com a participação de 115 empresas. “Esse número refletia o início da implementação de um regime de incentivos fiscais voltado para o fortalecimento da indústria local, oferecendo isenções e reduções tributárias em troca de contrapartidas em geração de empregos, investimentos e desenvolvimento tecnológico”, observa a publicação.

O Boletim aponta que o crescimento para 296 empresas industriais beneficiadas em 2024 é um aumento significativo. “Isso demonstra a eficácia do programa em atrair e manter investimentos industriais no Estado. Esse salto de adesões é resultado da combinação de políticas públicas eficientes com a confiança do setor produtivo nos benefícios proporcionados pelo programa”, constata.

“A ampliação do número de empresas inscritas reforça a importância de programas como o PROEDI para o fortalecimento da indústria e para a sustentabilidade do crescimento econômico regional”, acrescenta.

A análise ressalta que o impacto econômico dessa geração de empregos vai além da criação de oportunidades de trabalho. “Ao favorecer a manutenção e ampliação da força de trabalho nas indústrias, o PROEDI contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, promovendo maior circulação de renda, aumento no consumo e impulsionando setores secundários, como serviços e comércio”. “Além disso, o programa estimula a competitividade das empresas que, ao se beneficiarem dos incentivos fiscais, conseguem otimizar seus custos e reinvestir em suas operações, seja em tecnologia, expansão ou treinamento de mão de obra”, observa.

O Boletim informa a geração de empregos do PROEDI por setores: na indústria alimentícia, 14.917; na têxtil, 12.403; na de transformação, 5.308; e na química e bioquímica, 4.570.

Acesse a íntegra do Boletim no site da SEDEC. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *