A governadora Fátima Bezerra formalizou mais apoio para incentivar a modalidade no RN
O Governo do Estado vai destinar mais recursos para apoiar o futebol feminino profissional do Rio Grande do Norte. Na tarde desta terça-feira (1), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e dos clubes de futebol para anunciar o aporte de R$ 150 mil para o Campeonato Estadual de Futebol Feminino, que será transferido por meio do programa Nota Potiguar.
Essa é a primeira vez que o campeonato recebe apoio oficial do governo. Com esse aporte, os investimentos do Estado no futebol feminino em 2024 já somam meio milhão de reais. A competição deve começar até o início de novembro.
“Havia esse anseio por parte da FNF para que o estado pudesse também dar o seu apoio ao campeonato estadual feminino e esse momento chegou. Fico muito feliz e queria deixar essa mensagem para as mulheres, com essa vocação para o futebol, que o RN tem um governo liderado por uma professora”, enfatizou Fátima Bezerra. Ela também destacou os avanços na área, como a criação da Lei de Incentivo ao Esporte e a retomada do programa Bolsa Atleta, beneficiando cerca de 100 atletas neste ano.
“Estamos demonstrando a sensibilidade que a gente tem que ter com o esporte. Não é nenhum favor, de jeito nenhum. Compreendo perfeitamente a importância do esporte para a saúde mental e geral das pessoas. E, depois, sim, o esporte é fator de inclusão social e geração de empregos”, confirmou a governadora.
O dinheiro cobrirá parte dos custos estruturais do campeonato. O número de equipes ainda não está definido, mas deve ser expressivo, com a participação de times como ABC, Alecrim, América, Força e Luz, e outros.
No início de setembro, o governo já havia destinado R$ 350 mil para o futebol feminino, apoiando o Sociedade Esportiva União na divisão A3 do Campeonato Brasileiro. Esse valor foi repassado via Nota Potiguar, Lei de Incentivo ao Esporte e convênio com a Subsecretaria de Esporte e Lazer.
“Estamos seguindo a determinação da governadora de, não só apoiar o futebol masculino, mas também abrir espaço agora para o futebol feminino”, revelou o subsecretário estadual de Esportes e Lazer, Cezinha Nunes.
Para a FNF, o momento representa avanço e valorização do esporte. “As suas atitudes, governadora, valorizam ainda mais o esporte no Rio Grande do Norte. Em sua simplicidade e coragem admiramos este gesto de envolver o futebol como um todo”, declarou José Vanildo, presidente da FNF.
Clubes como a Sociedade Esportiva União, Monamy Futebol Clube, América, e Estrela Potiguar destacaram a importância desse apoio para o desenvolvimento do futebol feminino e a valorização das categorias de base. Walessa Silva, presidente da Sociedade Esportiva União, afirmou que “esse apoio é um passo muito importante”, enquanto Felipe Bezerra, do Monamy, ressaltou que o futebol feminino ainda carece de recursos e patrocínio.
Outras pautas esportivas também foram discutidas, como a candidatura de Natal para ser sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Fátima Bezerra informou que Natal receberá uma comitiva da FIFA para avaliar as condições da cidade. Além disso, a governadora sinalizou apoio para a co-gestão do estádio Juvenal Lamartine, desde que garantidas intervenções estruturais para segurança e sustentabilidade financeira.
Deixe um comentário