O artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias, e sua arte incentiva a preservação do patrimônio cultural do nosso estado. Sabendo dessa importância, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou o edital para o Projeto Natal Original, que regulamenta as inscrições de artesãos, cooperativas e associações de artesanato interessados em participar da Feira Natalina de Artesanato e Gastronomia na Loja Natal Original e na Árvore de Ponta Negra. Confira o edital clicando aqui https://acesse.one/8xJp6.
O Edital nº 004/2024 representa uma oportunidade valiosa para artesãos e empreendedores locais destacarem seus produtos e contribuírem para a valorização do artesanato da cidade de Natal e arredores. Segundo a Secretária da Semtas, Andréa Dias, esta seleção abre portas para o artesão local e para o crescimento da economia solidária, oportunizando a comercialização dos seus produtos. Ainda de acordo com a secretária, isso não apenas atrai a atenção dos visitantes locais e turistas, mas também valoriza o artesão e sua arte, preservando nossa cultura e a história do povo potiguar, levando nossos produtos e essa experiência para o mundo, frisou.
O processo de inscrição, habilitação e seleção do edital será conduzido em conformidade com os preceitos da Lei Orgânica do Município e da Lei Federal nº 8.666/93. Os interessados podem se inscrever no período de 8 a 14 de outubro de 2024, das 9h às 13h, e no dia 15 de outubro, das 9h às 12h. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, localizado no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Avenida Presidente Bandeira, nº 765 – Alecrim.
Os produtos para análise/seleção deverão ser entregues no ato da inscrição, implicando o aceite das condições aqui estabelecidas, exceto para culinária, que deverá ser entregue até o dia 21 de outubro de 2024, às 12h. As vagas serão distribuídas de forma que 80% delas sejam preenchidas por artesãos de Natal e 20% por artesãos da Região Metropolitana. Destaca-se que 10% das vagas em cada categoria serão destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único, cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00.
Ao todo, serão oferecidas 140 vagas. Serão 40 vagas para exposição e comercialização de artesanato na Loja Natal Original, 60 vagas para o entorno da Árvore de Mirassol, sendo 50 para artesanato e 10 para culinária, essências e plantas e 40 vagas para exposição na Árvore de Ponta Negra. Para participar do processo seletivo, os concorrentes precisam ter a carteira nacional do artesão e/ou carteira municipal do artesão. O resultado dos aprovados será divulgado no dia 8 de novembro, com publicação no Diário Oficial do Município.
Deixe um comentário