Um espetáculo sobre natureza e finitude. Desejo, ímpeto de vida e morte, assim é “Memórias de Terra e Água”, interpretado pelo multiartista paraibano André de Morais. A obra será apresentada na Casa da Ribeira nos dias 19 e 20 de outubro, com entrada gratuita.
Em sua primeira turnê pelo Nordeste, passando por cidades como Fortaleza, Recife, Juazeiro do Norte e Sousa, numa realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio cultural do Banco do Nordeste, a montagem chega pela primeira vez à Natal.
André Morais, intérprete e criador do espetáculo, fala sobre a emoção de realizar uma temporada em Natal: “É uma alegria imensa levar o espetáculo para Natal. Faz muitos anos que não volto à cidade com teatro. Já estive aqui com meu primeiro espetáculo, uma montagem de ‘Diário de Um Louco’, e retornar à Casa da Ribeira com este novo trabalho é muito importante para fortalecer ainda mais minha conexão com a cidade”, declara André.
“O público pode esperar um espetáculo totalmente fundamentado na poesia e na música, que tem como gênese a ancestralidade da obra de Mia Couto, um escritor africano de Moçambique, amplamente celebrado no país e no mundo. É uma apresentação que une de forma intensa a prosa poética de Mia Couto à musicalidade africana. Eu me transformo em vários personagens—às vezes sou menino, às vezes sou velho, homem ou mulher, pássaro, e até mesmo elementos da natureza. A peça se baseia nesse lugar de poesia e música de forma pulsante. O que esperamos é que o público se conecte com essas histórias e sinta a vibração dessa poesia através da obra de Mia Couto, da minha presença em cena e dos tambores ao vivo”, completa André.
Sob a direção cênica da atriz e educadora Lúcia Serpa, compartilhada com o próprio ator, a dramaturgia foi escrita pelo artista a partir dos contos de Mia Couto e tem uma ligação emocional com a memória de seu pai, um homem de ascendência africana, falecido há 8 anos. Essas histórias formam a ideia de uma única jornada: a do ser humano diante do mistério de estar vivo.
As apresentações ocorrem no dia 19 de outubro, às 20h, e no dia 20 de outubro, às 18h, ambas na Casa da Ribeira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.
“Memórias de Terra e Água” tem realização: Lei de Incentivo à Cultura, Banco do Nordeste, Luz e Mistério Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, União e Reconstrução.
Sobre André Morais
Músico, cineasta e ator com mais de 20 anos de trajetória artística dedicados ao teatro, a música e ao cinema, já atuou e se apresentou por palcos de mais de 60 cidades do país. Também cantou e gravou com nomes como Ney Matogrosso e Elza Soares. Além de uma forte história por trás das câmeras, como diretor e roteirista dos longas-metragens Rebento e Malaika.
SERVIÇO:
Memórias de Terra e Água – Baseado na obra de Mia Couto
19 de outubro , às 20h, na Casa da Ribeira
20 de outubro, às 18h, na Casa da Ribeira
Entrada gratuita
Classificação Etária: 12 anos
Deixe um comentário