O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, realizou nesta quinta-feira (24) uma visita às futuras instalações do novo Memorial do Legislativo, que será inaugurado na antiga residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra, situada na Rua Câmara Cascudo, no Centro de Natal. O prédio, que está na fase final das obras, tem previsão de inauguração para o início de dezembro deste ano.
“É uma satisfação muito grande poder visitar hoje essa obra, que resgata a nossa história. Todos nós temos que valorizar o nosso passado, mostrando o presente e projetando o futuro. A Assembleia Legislativa dá esse exemplo, resgatando a Ribeira e o Centro da Cidade. Num momento em que muitos deixam essas áreas, a Assembleia chega, e chega para atrair muitas pessoas para interagir com a nossa história legislativa e do Rio Grande do Norte”, declarou o presidente da Casa.
O parlamentar também destacou a importância do projeto para o fortalecimento cultural e político do Estado. “Este projeto é um êxito de todos que fazem a Assembleia Legislativa e acreditaram nesse grande sonho que está se tornando realidade. Se Deus quiser, no dia 10 de dezembro estaremos inaugurando este espaço e, mais do que isso, resgatando a belíssima memória do nosso Estado e da nossa Casa Legislativa”, ressaltou.
O diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, também celebrou a relevância do Memorial. “O Memorial recompõe a história de Tavares de Lyra, colocando-o no devido lugar de merecimento. Este será um equipamento único para o nosso estado, fortalecendo a cultura jurídica, política e literária do Rio Grande do Norte”, afirmou.
O imóvel histórico foi construído em 1930 e, após servir como residência para Tavares de Lyra, foi doado à Arquidiocese de Natal. Agora, sob a posse da Assembleia Legislativa, o local abrigará o extenso acervo do Memorial do Legislativo Potiguar. A estrutura contará com projeções da Natal do início do século XX, imagens históricas e equipamentos que retratam a história da democracia e da política no Estado. Em uma das salas principais, estará em destaque estátuas dos escritores Augusto Comte, Victor Hugo e da educadora Nísia Floresta.
O Memorial também terá murais com personalidades da política potiguar, como o ex-presidente Café Filho e Alzira Soriano, primeira mulher eleita prefeita na América Latina. Além disso, o espaço terá uma área dedicada à evolução do voto no Brasil, destacando o pioneirismo do Rio Grande do Norte no voto feminino e a presença de mulheres em cargos de liderança no Estado. A história de Tavares de Lyra, que além de senador e governador também foi ministro da República e ministro do Tribunal de Contas da União, será contada logo na recepção do Memorial.
Além da presença do diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, participaram da visita às futuras instalações, a diretora da Presidência, Dulcinéa Brandão, o diretor administrativo e financeiro da Casa, Pedro Cascudo, o chefe da divisão do Memorial, Aluízio Lacerda, e a jornalista e diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do RN, Marília Rocha.
Deixe um comentário