Nesta quarta-feira (30), 125 das 147 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital, estão realizando as eleições para a escolha dos novos gestores pedagógicos e administrativos, que estarão à frente das instituições pelos próximos quatro anos. A iniciativa mobiliza não apenas professores e servidores, mas também estudantes, pais e responsáveis, em um processo de decisão democrática que reforça o compromisso da comunidade escolar com a qualidade da educação.
As eleições para diretores da Rede Municipal de Ensino de Natal iniciaram às 7h e seguem até às 17 horas. Nas escolas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o processo eleitoral encerra às 21 horas. A apuração dos resultados começa a partir das 17 horas, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), ainda nesta quarta-feira (30).
Ao todo, 278 educadores da rede se candidataram para ocupar as funções de diretor pedagógico e diretor administrativo, posições fundamentais para a condução das práticas pedagógicas e do gerenciamento das escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “As eleições para a escolha dos diretores são uma parte essencial da gestão democrática. Essa escolha é de fundamental importância, pois é com os diretores eleitos que a comunidade pode cobrar os investimentos que as unidades de ensino recebem”, ressaltou a presidente da Comissão Eleitoral Central, Juliana Dal Ava Augusto.
Na Escola Municipal Professor Henrique Castriciano, situada no bairro Santos Reis, as eleições acontecem de forma tranquila. A presidente da comissão escolar, Graça Jeane Almeida de Oliveira, destacou o entusiasmo dos eleitores na unidade. “Estamos muito felizes com a adesão de todos os segmentos da escola: professores, pais e alunos. Esse envolvimento mostra o quanto a comunidade está comprometida em construir um ambiente de aprendizado que atenda melhor às necessidades de todos. Cada voto representa um desejo de progresso para nossa escola e para a qualidade de ensino que oferecemos”, afirmou Graça de Oliveira.
O processo eleitoral nas escolas e CMEIs do município não só garante um espaço para que todos se manifestem, mas também fortalece a democracia e o engajamento nas decisões da comunidade escolar. A eleição dos novos gestores representa o desejo coletivo por uma educação pública de qualidade, com gestores comprometidos e próximos da realidade de cada unidade de ensino.
Para a estudante Laisa Ferreira Arnaud da Costa, do 8º ano da Escola Municipal Vereador José Sotero, o momento representa uma oportunidade única para os estudantes. Com 14 anos, Laisa já compreende a importância de seu papel na decisão. “É legal poder ajudar a escolher quem vai administrar nossa escola, porque quem ganha com isso somos nós. Quem a gente escolhe vai fazer a diferença no que a gente aprende, nos projetos e até na nossa convivência. Eu votei pensando em alguém que se preocupa com o nosso futuro”, destacou a estudante.
Antônia Jaqueline Amaro da Silva, mãe de Moisés França da Silva, do CMEI Moema Tinôco da Cunha Lima, reforçou o valor da participação familiar nesse processo. “Eu acho muito importante participar, porque é a educação do meu filho que está em jogo. Quando a gente participa, também pode cobrar e acompanhar mais de perto o que está sendo feito na escola. É um jeito de mostrar que os pais estão presentes e querem o melhor para os filhos”, explicou a mãe.
Para a secretária municipal de Educação de Natal, Cristina Diniz, essa é uma etapa fundamental no desenvolvimento da Rede e no fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade. “A Prefeitura do Natal é pioneira na escolha da gestão democrática. Um processo em que todos os atores que vivenciam o cotidiano das unidades de ensino podem escolher seus gestores pelo próximo triênio”.
Deixe um comentário