Durante 10 dias, mais de cinco mil estudantes representando 51 escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal se reúnem em um momento de congraçamento da prática esportiva, da cultura e da socialização no decorrer dos XXXVI Jogos Escolares Municipais (JEMs). A cerimônia de abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (04), no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. A competição esportiva é promovida pela Prefeitura do Natal, com organização da Secretaria Municipal de Educação, e segue até o dia 14 de novembro.
Os atletas presentes e representantes das escolas de Ensino Fundamental desfilaram pela quadra e acompanharam a entrada das bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro, o revezamento da tocha olímpica e o acendimento da pira olímpica. Na ocasião, a estudante Andressa Caroline Alves Araújo, da Escola Municipal Professora Josefa Botelho, proferiu o juramento do atleta, representando um momento importante e significativo para o início da competição.
A chama olímpica é um importante símbolo na história dos jogos, e representa a paz, a união e a amizade. Com isso, o revezamento da tocha foi realizado pelo paratleta Isaias Marques da Silva e os atletas Lucas Gabriel S. Trajano e Maria Cecília Silva Pinheiro, acompanhados pelas guardiãs esportivas do esporte potiguar e mundial, Magnólia Figueiredo e Thalita Simplício.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, representando a titular da Educação, professora Cristina Diniz, ressaltou que o esporte em suas mais variadas modalidades, proporciona aos seus atores, uma permanente troca de experiências, de sentimentos e de conhecimento de como viver em sociedade. “Respeitando o adversário durante os 90 minutos de uma acalorada partida de futebol, ou na rapidez de uma corrida de 100 metros, ou no pensamento cauteloso em uma partida de xadrez, e ao final de cada um desses exemplos que citei, respeitando na vida. Quero dizer que os JEMs são também um espaço de inclusão, com as disputas paralímpicas. Que vocês aproveitem cada momento durante estes 10 dias”, reforçou a adjunta.
A coordenadora geral dos JEMs, a professora Ana Paula Costa, declarou que o sentimento é de gratidão. “Quero agradecer imensamente a todos os profissionais da SME-Natal, por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desporto do Departamento de Ensino Fundamental, aos professores de Educação Física, aos árbitros, e a todos os profissionais da nossa Rede. Que vocês atletas aproveitem cada momento da competição”, resumiu Ana Paula Costa.
Já o secretário municipal de Administração, Aldo Fernandes, representando o prefeito Álvaro Dias, declarou abertos os Jogos Escolares Municipais do Natal 2024. O secretário falou sobre a importância do esporte na vida dos estudantes, de momentos de superação, estudos, disciplina, competição e espírito de equipe. “Vocês atletas vão levantar a bandeira da sua escola, do seu time e equipe. Boa sorte para todos e que esses JEMs fiquem marcados como o melhor que Natal já teve. É com muito orgulho que realizamos uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade”, declarou Aldo Fernandes.
A abertura oficial dos JEMs 2024 também foi abrilhantada por duas apresentações artísticas, sendo uma, com o grupo da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, com direção artística do professor Nildon Andrade, com coreografia da música Feira do Alecrim e a outra, a apresentação da Escola M. Vereador José Sotero, com direção e coreografia da professora Mirella Braga, em um pout pourri com as músicas Cidade do Sol, Natal Como Eu Te Amo e o samba enredo Salgueiro é Sol e Sal nos 400 Anos de Natal.
Outro momento que arrancou aplausos do público presente, entre estudantes, pais, professores, diretores, assessores da SME, chefes de setor, diretores de departamento, e convidados, foi à participação da Filarmônica Ferreira Itajubá, da Escola Municipal Ferreira Itajubá.
Deixe um comentário