A construção da história legislativa do Rio Grande do Norte passa por definições políticas, acadêmicas, culturais e até jurídicas. Fato esse que fez o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB) reunir-se nesta quarta (06) com o juiz federal Walter Nunes e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz para debater o lançamento do livro “Código do Processo Penal do Estado do RN – Uma análise crítica”, escrito pelo magistrado. A obra traz um resumo histórico que permitiu aos Estados a produção das suas legislações e o contexto das decisões tomadas no RN no período. O Código do Processo Penal do RN foi concebido em um momento em que o positivismo penal não apenas influenciava, mas também moldava o pensamento jurídico brasileiro, conforme consta na divulgação do livro.
No encontro, ficou acertada o lançamento da obra na sede do novo memorial da Assembleia, que está em obras e será inaugurada em dezembro. Ezequiel enfatizou que a iniciativa será a primeira atividade cultural no novo espaço, que ficará marcada também como uma homenagem a trajetória profissional de Walter Nunes.
Professor de Direito na UFRN, o juiz Walter Nunes destacou que a obra é na verdade um “resgate histórico da importância da iniciativa tomada pelo Estado” em produzir seu próprio Código Penal, promulgado em novembro de 1918. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, ressaltou a importância da iniciativa para preservar a história jurídica do Estado.
Ezequiel aproveitou também para destacar o trabalho que vem sendo feito pelos servidores do Legislativo no preparo da nova sede do Memorial. “Estamos colocando à disposição da sociedade um espaço espetacular a favor da memória e cultura dos norte-rio-grandenses”, disse Ezequiel.
O imóvel histórico foi construído em 1930 e, após servir como residência para Tavares de Lyra, foi doado à Arquidiocese de Natal. Agora, sob a posse da Assembleia Legislativa, o local abrigará o extenso acervo do Memorial do Legislativo Potiguar. A estrutura contará com projeções da Natal do início do século XX, imagens históricas e equipamentos que retratam a história da democracia e da política no Estado.
A reunião também contou com as presenças do diretor administrativo da ALRN, Pedro Cascudo, e da diretora da Presidência da ALRN, Dulcinéia Brandão.
Deixe um comentário