Marca Maxmeio

Postado às 08h11 CidadePlantão Nenhum comentário

Crédito: Foto: Assessoria/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Consultório na Rua, iniciou a “Qualificação do Cuidado da População Em Situação de Rua na Atenção Primária à Saúde (APS)”, para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O primeiro momento da capacitação aconteceu para os profissionais do Distrito Sanitário Oeste, e tem como objetivo instrumentalizar as unidades e outros serviços de saúde para o acolhimento desse público.

Para Fabiana Melo, responsável técnica do Consultório na Rua, a qualificação visa promover o fortalecimento do Plano Nacional de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. “Apresentamos aos participantes a importância do trabalho das equipes do consultório para a população em situação de rua de Natal. A capacitação teve uma abordagem que fez os participantes refletirem sobre a importância do acolhimento e do seguimento do cuidado compartilhado em saúde para a POP Rua”, explica, enfatizando que o cuidado da POP Rua deve ser feito em qualquer serviço de saúde.

O Consultório na Rua é uma proposta estabelecida pelo Ministério da Saúde e aplicada pelas secretarias de saúde para viabilizar atendimento de atenção básica a pessoas que residem nas ruas, que vivenciam vulnerabilidade. A equipe é composta por multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado diante das necessidades desse público. O atendimento se adequa às demandas de cuidado dessa população.

“A perspectiva é de que a ação de sensibilização e capacitação seja expandida, para os diversos níveis de assistência em saúde, bem como a rede de cuidado intersetorial e com isso possamos de fato trabalhar para ofertar um cuidado mais qualificado a essas pessoas.”, reforça Neuma Marinho Queiroz, médica do Consultório na Rua de Natal e uma das palestrantes do evento, reforçando a importância da ação por testemunhar as dificuldades de acesso aos serviços de saúde dessa população.

A qualificação, que orienta os profissionais presentes a atuarem de forma ampliada no atendimento dos serviços de saúde à População em Situação de Rua (PSR), terá o segundo encontro para profissionais dos Distritos Sul e Leste, no dia 13 de novembro e o terceiro e último, sendo realizado no dia 27 de novembro, para o Distrito Norte I e II.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *