O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles, localizado no bairro Pitimbu, promoveu, na manhã desta terça-feira (12), a abertura do “Festival de Literatura e Saberes: Viajando pelas nossas vivências e experiências”. Com uma programação que se estenderá até quinta-feira (14), o evento é composto por 18 apresentações culturais diárias, realizadas nos turnos matutino e vespertino, com o intuito de apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano.
A abertura do festival contou com apresentações das crianças do nível III, que apresentaram o tema “Fundo do mar e o livro: As Aventuras da Orca Juju”, e do nível IV, que exploraram “As energias renováveis”. Além das apresentações, o CMEI organizou uma exposição com painéis e salas temáticas que exibem o resultado das atividades criativas realizadas em sala de aula, incluindo desenhos, pinturas, colagens, textos e fotografias. Entre os temas abordados estão “Plantando sementes”, “Era Uma Vez”, “Quem vive no mar?”, “O ciclo da água”, “Metamorfose da borboleta”, “Os animais”, “A cobra não tem pé” e “Sistema Solar”.
A gestora administrativa do CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, Cléa Alves, destacou a importância do festival como meio de expressão e compartilhamento das vivências das crianças com a literatura e projetos de pesquisa. “O Festival de Literatura e Saberes é uma oportunidade para que as crianças compartilhem as histórias e experiências que mais as encantaram e impactaram, permitindo que elas se expressem por meio das aprendizagens desenvolvidas junto aos educadores infantis e estagiários”, afirmou Cléa Alves. “É uma aventura repleta de emoções e descobertas, na qual também as famílias têm papel fundamental”, acrescentou.
A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI), Leuzene Salgues, que representou a Secretaria Municipal de Educação de Natal, reforçou a relevância do trabalho desenvolvido pelo CMEI. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado aqui, pois essas crianças têm um futuro brilhante. A confiança e parceria das famílias são essenciais para o sucesso de iniciativas como esta. Agradecemos a toda a equipe do CMEI Fernanda Jalles pelo empenho e dedicação, que nos emocionam profundamente”, declarou.
Já a coordenadora pedagógica do CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, Joana Darc Toscano da Silva Pereira, também ressaltou o diferencial do festival ao integrar literatura e pesquisa. Segundo Joana, os projetos surgem a partir da observação dos interesses das crianças, sendo alimentados por questionamentos e curiosidades que surgem no cotidiano escolar. “As educadoras escutam as crianças e, com base nos temas levantados, como energias renováveis e poluição, conduzem os projetos com a participação ativa de todos, inclusive das famílias. Os temas abordados refletem não só as preferências das crianças, mas também o envolvimento de toda a comunidade escolar na construção desses saberes”, explicou a coordenadora.
Deixe um comentário