Marca Maxmeio

Postado às 10h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Divulgação SMS.

Na última terça-feira (12), aconteceu o primeiro dos seis encontros do Curso de Capacitação em Saúde Mental para os Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realiza esse evento com o objetivo de capacitar os profissionais da APS que prestam acompanhamento integral nos serviços de saúde do município, psicoeducando sobre os transtornos mentais, combatendo estigma e sensibilizando para a assistência compartilhada na lógica da clínica ampliada.

O cuidado com a saúde mental, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, deve acontecer de forma que a liberdade do indivíduo seja mantida, com tratamento pautado no acolhimento e na integração na sociedade, incentivando sua independência para fortalecer o seu bem-estar mental e físico. O Sistema Único de Saúde (SUS) atua por meio das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), ampliando o suporte para as pessoas que passam por situações de sofrimento psíquico e transtornos psiquiátricos, incluindo transtornos por uso de substâncias.

Palestrante e médica psiquiatra da SMS, Dra. Dulciana Costa, reforçou a importância de combater o estigma de que a pessoa em sofrimento psíquico sempre deve fazer uso de medicamentos, e capacita para diferenciarem sofrimento de transtorno psiquiátrico. Ela destaca que o cuidado vai muito além do uso de psicofármacos e a RAPS deve ofertar ações de promoção à saúde mental que evitem a medicalização da vida, o que não quer dizer deixar de fazer o uso devido de psicotrópicos nos casos moderados a graves. “Nosso foco, com essa capacitação, é habilitar os profissionais da APS a reconhecerem sintomas de transtornos psiquiátricos para combatermos os atrasos diagnósticos e agravamentos, de forma interativa com todos os atores da rede (médicos, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, garantindo a transversalidade do cuidado.”

O curso terá mais um encontro no dia 26 de novembro e as outras quatro reuniões acontecem em 3, 10, 17 e 19 de dezembro. Os seis conteúdos programáticos contam com: Política Brasileira de Saúde Mental, Apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Transtornos Ansiosos, Transtornos de Humor (depressão e bipolaridade), Transtornos Psicóticos, Transtornos de Personalidade, Risco e Crise Suicida, Principais Transtornos Psiquiátricos da Infância e Adolescência e Fluxogramas da RAPS em Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *