Crédito: Foto: SME.

Na manhã desta terça-feira (19), os estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Celestino Pimentel participaram de uma atividade prática do Projeto de Educação de Trânsito na Escola (Projete), uma ação educativa organizada pela Polícia Militar do RN, através do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) em parceria com a escola. O objetivo principal da atividade foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da segurança no trânsito e o respeito às normas de circulação.

Durante a atividade na Escola Municipal Celestino Pimentel, situada no bairro Cidade da Esperança, os estudantes participaram de uma simulação real, onde aprenderam como atravessar corretamente nas faixas de pedestres, observando as sinalizações de trânsito. Além disso, receberam orientações sobre como agir ao se depararem com motoristas que não respeitam as normas de trânsito.

“É muito importante que nossos estudantes aprendam, desde cedo, a importância de respeitar as regras do trânsito. A conscientização vai além da teoria, eles puderam vivenciar, de forma segura, situações do cotidiano, o que fortalece o aprendizado”, destacou o diretor administrativo da escola, Hamilton da Silva Oliveira.

A professora do 5º ano, Midian Cardoso Félix, também enfatizou o impacto positivo da atividade. “O Projete é uma excelente oportunidade para que nossos alunos compreendam de maneira prática e lúdica a importância da segurança no trânsito. Estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para agir com responsabilidade”, afirmou.

O sargento Castro, da Polícia Militar do CPRE, destacou a importância da parceria com as escolas para a educação no trânsito. “É fundamental que as crianças aprendam a importância da segurança no trânsito. O Projete busca sensibilizar não só os alunos, mas toda a comunidade escolar para que possamos, juntos, construir um trânsito mais seguro”, afirmou o militar.

Do 5º ano, Kamilly Harani Costa da Silva, compartilhou o que aprendeu durante a ação. “Agora sei como atravessar a rua de forma segura e como pedir para os motoristas pararem quando estão fazendo algo errado. Eu achei bem legal poder praticar o que a gente aprendeu na sala de aula”, comentou a estudante.

O Projete foi criado em 2011 pelo tenente-coronel Francisco Borges da Silva Neto na cidade de Caicó (RN) e, desde então, já beneficiou mais de 34.502 crianças com  atividades educativas. O projeto inclui aulas teóricas, vídeos e, principalmente, ações práticas que permitem aos estudantes observar o trânsito em ação e aprender a se comportar de forma segura nas vias públicas.