A governadora Fátima Bezerra recebeu na tarde desta quinta-feira (5), no Centro Administrativo do Estado, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Embaixador da Rede de Governança Brasil, Augusto Nardes, que está no Rio Grande do Norte para participar da 20ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, que acontece na Escola de Governo.
O encontro foi marcado por uma conversa sobre governança, em que a chefe do executivo potiguar aproveitou para apresentar um raio-x do Estado, mostrando o avanço dos resultados nas contas públicas do RN em comparação com anos anteriores.
“Uma das medidas que tomamos para promover uma organização interna no Estado foi organizar a Controladoria-Geral do Estado. Nós sensibilizamos o Tribunal de Contas do Estado para uma excepcionalidade que foi a realização de um processo seletivo para organizar a Controladoria. Nós mostramos que a autorização para nomear novos auditores trouxe economia para o Rio Grande do Norte, e de fato isso aconteceu”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
A Controladoria-Geral do Estado (CONTROL) tem registrado avanços significativos em iniciativas voltadas à melhoria das contas públicas no Rio Grande do Norte. Desde 2019, o Governo do Estado implementou o sistema de correição do Poder Executivo Estadual, com investimentos em auditoria e transparência, o que resultou na conquista do Selo Ouro pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Atualmente, o Estado trabalha na implantação da Política de Integridade, sob a coordenação da CONTROL.
A governadora Fátima Bezerra destacou que, em 2023, a Auditoria Geral do Estado foi reestruturada, com a criação de núcleos especializados para atividades técnicas. Além disso, foram nomeados 12 auditores e nove analistas contábeis, reforçando o quadro de profissionais e fortalecendo o controle interno estadual.
“Na época eu lembro de responder aos que questionavam se essa medida traria mais despesa para o Estado, dizendo que não tinha dúvidas que a Controladoria mais estruturada, com melhores condições e um corpo técnico mais preparado, que isso traria uma economia muito grande, e é o que de fato está acontecendo”, disse a governadora.
O ministro Augusto Nardes agradeceu a receptividade e toda a explicação sobre o que tem sido feito no Rio Grande do Norte na questão das contas públicas.
“O nosso desafio é esse. Infelizmente nem todos os governantes conseguem perceber a importância da boa gestão e da governança. Implantando a governança se começa a ganhar confiança, e essa estrutura que vocês estão dando aos contadores e auditores vai viabilizar tecnicamente uma entrega melhor do resultado”, comentou o ministro Augusto Nardes.
Na ocasião também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC-RN), Anaílson Márcio Gomes; a auditora de controle interno da CONTROL-RN, Débora Barreto; o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes; e o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto.
Deixe um comentário