A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), por meio da Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), participou da Fiscalização Integrada no complexo do Carnatal. Realizada por diversos órgãos, como o CREA, SEMURB, Corpo de Bombeiros, entre outros, a inspeção visa verificar a segurança do espaço que vai receber o evento entre os dias 6 e 8 de dezembro.
O Núcleo de Controle de Alimentos e o Serviço do Plantão da VISA Natal, estiveram presentes realizando a fiscalização sanitária do evento, com o intuito de assegurar a segurança dos alimentos que serão ofertados à população durante o carnaval fora de época, examinando as estruturas e condição dos espaços que vão receber os foliões.
“Nossa equipe esteve presente para acompanhar como está a organização como um todo, realizando fiscalização prévia das estruturas que vão dar conta do evento para o dia. Em relação à nossa parte, o que a gente vistoriou foi se estava tudo pronto, com as caixas de água, com os lavatórios, com o piso e com as bancadas de superfícies dos estandes, que percebemos que precisam ser adequadas. Mas foi tudo tranquilo na nossa vistoria”, ressalta Sônia Fernandes, coordenadora do Núcleo de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária do município, sobre a visita.
Além das vistorias prévias, durante o evento de massa, os técnicos do Núcleo de Controle de Alimentos e do Serviço do Plantão irão realizar a fiscalização, avaliando a manipulação segura dos alimentos ofertados durante a festividade.
“O trabalho inicia-se previamente com os responsáveis pelo evento e pelos estabelecimentos comerciais que irão participar, com orientação técnica e solicitação de documentações necessárias para adequação à legislação sanitária vigente. Além disso, é realizada também a fiscalização preventiva juntamente a outros órgãos, para avaliar as questões estruturais”, comenta Karla Peres da Silva, Chefe do Serviço de Plantão da Vigilância Sanitária, reforçando que ao longo dos anos, a equipe vem observado melhorias nas condições sanitárias e espera a continuidade dos bons serviços prestados à população que participa dos eventos.
A Vigilância Sanitária municipal faz parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e atua exercendo o controle e a fiscalização do comércio de produtos e inspecionando os estabelecimentos que produzem, manipulam, importam, exportam, distribuem, transportam, comercializam ou representam eles.
Deixe um comentário