Tomba defende apoio do Banco do Nordeste à produção canavieira e enaltece Usina Estivas.
O deputado Tomba Farias (PL), em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, destacou sua participação em um dia de campo na Usina Estivas, onde teve a oportunidade de presenciar a recuperação da unidade sob a direção de Eduardo Monteiro. O evento contou com a presença de usineiros do Rio Grande do Norte e de outros estados, cooperativas e do secretário de agricultura, Guilherme Saldanha, além do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
“Eu escutei muito e aprendi muito nesse dia,” disse o deputado, ressaltando a importância da presença de Paulo Câmara e a necessidade de apoio financeiro para o setor. Tomba Farias enfatizou o pleito dos canavieiros, cooperativas e usineiros para a retomada da produção de uma usina em Ceará-Mirim, com o objetivo de gerar mais emprego e renda na região. O deputado ainda mencionou os elogios a Paulo Câmara pelo apoio dado ao setor, tanto quando governador de Pernambuco como agora à frente do Banco do Nordeste.
O parlamentar ressaltou a urgência de linhas de crédito para irrigação e o cumprimento do prazo para os empréstimos, citando que “o remédio tem que ser na hora da doença”. Segundo Tomba Farias, a Usina Estivas aumentou sua produção de 1 milhão para 2 milhões de toneladas, demonstrando a importância de incentivos do governo e do Banco do Nordeste por meio de recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que precisam ser oferecidos com juros adequados para cooperativas e pequenos produtores. O deputado ainda mencionou que há mais de 2 milhões de toneladas de cana para serem retiradas, reforçando a necessidade de suporte financeiro.
Ao final do pronunciamento, Tomba parabenizou Eduardo Monteiro pelo trabalho realizado na Usina Estivas e encerrou seu discurso reiterando a importância do apoio do Banco do Nordeste para o setor canavieiro do estado.
Deixe um comentário