Crédito: Foto: Magnus Nascimento/Secom.

A Avenida Praia de Ponta Negra, um dos principais corredores urbanos de Natal, passou por uma completa reurbanização, marcando uma nova fase de modernização e valorização dos espaços públicos da cidade. O projeto, realizado pela Prefeitura de Natal, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e outras pastas. A entrega da obra de reurbanização ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), em uma solenidade que reuniu autoridades, populares e representantes da gestão municipal.

 

Com investimento de R$ 6,3 milhões, a obra inclui 15 mil metros quadrados de calçadas requalificadas, garantindo acessibilidade universal, e 4,5 mil metros quadrados de cruzamentos elevados, que priorizam a segurança dos pedestres e a organização do trânsito. A avenida também conta com um sistema moderno de drenagem, iluminação em LED e 1,6 km de ciclovia, incentivando a mobilidade sustentável e conectando diferentes pontos da cidade.

 

“Natal mudou e a população está sentindo os efeitos das ações e obras da nossa gestão. Essa é mais uma intervenção que tem a marca da modernização, da aposta em espaços públicos amplos com opções de lazer, esporte e entretenimento. Com essa etapa, concluímos o grande serviço que veio desde a Av. Praia de Ponta Negra, alcançando a Avenida Praia de Pirangi. É mais um avanço significativo entregue a cidade”, pontuou o prefeito Álvaro Dias.

 

O chefe do executivo municipal lembrou ainda do aspecto econômico trazido pela obra: “Essa é uma região com forte vocação turística. Temos aqui bares, restaurantes, hotéis e diversos empreendimentos ligados á atividade turística. Esse nosso trabalho contribui para potencializar os negócios aqui existentes, atrair outros novos e gerar emprego e renda”, destacou Álvaro.

 

Daliana Bandeira, Secretaria de Mobilidade Urbana, ressaltou a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida dos natalenses. “Esta obra é um reflexo do compromisso da gestão com a mobilidade urbana. O planejamento cuidadoso, aliado à criação de espaços acessíveis e seguros, proporciona um ambiente mais organizado e agradável para todos”, destacou.

 

Outro diferencial do projeto é o foco na recuperação ambiental, com o plantio de 120 mudas de espécies nativas, como ipês e craibeiras, dentro do programa “Planta Natal”. Além disso, a instalação de mobiliário urbano – incluindo bancos, bicicletários e lixeiras – complementa o conceito de um espaço público acolhedor e sustentável.

 

A entrega da reurbanização da Avenida Praia de Ponta Negra consolida Natal como uma cidade que investe em infraestrutura moderna e sustentável, reafirmando seu compromisso com a qualidade de vida e a integração de sua população.