
Crédito Demis Roussos / SECOM-NATAL
A Prefeitura do Natal lançou a Central e o Portal de Compras. A nova ferramenta dará mais transparência e permitirá maior eficiência e economia nos processos de contratação realizados pelo executivo. Nesta segunda-feira (31), secretários e servidores dos setores de compras de todas as pastas conheceram o novo portal em uma reunião, na Secretaria Municipal de Administração – Semad.
“A ideia da Central de Compras é reduzir o número de contratos que atualmente gira em torno de 12 mil, para cerca de cinco mil. Além disso, vai permitir maior transparência e governança. Estamos otimizando procedimentos que já são exigidos por Lei”, comentou o secretário da Semad, Brenno Queiroga.
O secretário Executivo de Compras, Roberto Naves e toda sua equipe se revezaram na apresentação da Central de Compras, cujo decreto e portaria serão publicados em breve. O primeiro regulamenta, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Natal, o procedimento de planejamento para licitações e contratações públicas. O segundo, aponta as diretrizes de funcionamento da Central de Compras Públicas, assim como estabelece prazo aos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Município do Natal para resposta aos Documentos de Solicitação de Demandas, entre outros.
“Estamos uniformizando os procedimentos. Antes cada secretaria tinha uma forma de contratar e comprar. Agora não; tudo seguirá o mesmo padrão e isso facilitará muito. Além disso, o procedimento permitirá maior governança, evitando que haja, por exemplo, fracionamento de despesas”, explicou Roberto Naves.
Na apresentação na Semad, foi mostrado o organograma da Central de Compras para que as secretarias pudessem saber sobre os setores e seus componentes. Foi também apresentado o novo fluxograma dos processos, explicando as fases desde a solicitação até a compra ou contratação do serviço.
Deixe um comentário