
Crédito: Manoel Barbosa / SME
A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, localizada em Nossa Sra. da Apresentação, Zona Norte da capital, realizou na última sexta-feira (25), a eleição dos líderes de classe. A ação aconteceu em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio do projeto Eleitor do Futuro, que disponibilizou 10 urnas eletrônicas para votação. O processo eleitoral na escola contou com a participação de aproximadamente 350 estudantes do Ensino Fundamental.
Os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, escolheram líder e vice-líder de turma. O aluno do 9º ano, Marcos Henrique Oliveira, de 15 anos, concorreu pela primeira vez ao cargo de vice-líder de classe. “Durante a campanha tive dificuldade somente para falar em público, fiquei nervoso. As outras atividades foram tranquilas. Eu e minha colega de chapa buscamos saber o que seria melhor para todos na sala, focamos no comportamento e organização também ao elaborarmos as propostas”, disse.
A gestora administrativa Silvinha Oliveira explicou sobre a atividade. “Dentro do nosso currículo temos a disciplina de Assembleia, onde trabalhamos a importância da participação dos estudantes no processo eleitoral, tanto para a escolha dos líderes de classe, como para a vida. Enquanto os estudantes colocaram os nomes à disposição da classe, para liderar, alguns outros alunos foram convidados para participar como mesários”, afirmou.
Luiz Gustavo Neto da Silva, de 17 anos, também do 9º ano, falou sobre a atuação como mesário. “Achei muito bom. Foi uma experiência diferente do ano passado, que eu só participei na votação. Gostei do trabalho de mesário”.
O projeto “Minha Sala de Aula tem um Líder” visa desenvolver nos estudantes do 5º ano e dos Anos Finais (6º ao 9º ano) a compreensão do conceito de liderança e o funcionamento do processo democrático. Coordenado pela professora de Ensino Religioso, Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz e apoiado pelo Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o projeto tem como objetivo promover a participação efetiva de toda a comunidade escolar nas decisões que impactam a vida educacional.
“Há dois anos, iniciei o projeto junto ao TRE-RN na E. M. Professora Irmã Arcângela. Atualmente estou exercendo o projeto na Escola M. de Tempo Integral Padre Tiago. “É um momento bem interessante porque o projeto prepara o estudante para ser um eleitor do futuro. Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre a importância do voto, como escolher os candidatos de forma consciente e como analisar as propostas”, resumiu a professora Maria Conceição Gomes.
A responsável pelo Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN, Andressa Castro de Araújo, também falou sobre a importância do momento de eleição. “Está sendo muito interessante porque estamos vivendo a festa da democracia, onde os estudantes podem se aproximar da urna eletrônica, votar consciente, de forma livre, democrática, conforme a consciência deles, e a urna eletrônica que trouxemos, se parametrizou com os dados reais dos alunos candidatos, número, foto. A urna é a mesma urna oficial utilizada nas eleições para prefeito, vereador, deputado, etc., só que aqui é uma eleição comunitária, extraoficial. Esse projeto faz parte de um projeto a nível nacional chamado Eleitor do Futuro, que visa trazer a cidadania e democracia às escolas”.
A assessora pedagógica do Setor de Tempo Integral, Adriana Fortes, comemorou o exercício pleno da democracia. “Os estudantes estão vivenciando a eleição dos líderes de classe de forma intensa e ativa. A Escola M. Padre Tiago é uma escola 100% integral, onde se trabalha não somente o conteúdo específico da sala de aula, mas também a preparação do aluno para a vida, para exercer a cidadania, traçar objetivos, para questionar, duvidar, não aceitar todas as respostas e principalmente buscar suas próprias respostas. O objetivo é que os estudantes saiam da escola preparados para a vida, não só para responder questões ou fazer atividades, eles precisam ser cidadãos”, finalizou Adriana Fortes.
Deixe um comentário