Por Elias Medeiros
A expedição fotográfica a Tribo de Índios Potiguaras (Baia da Traição-PB), foi realizada neste domingo (3), pelo Bresson Studio, organizada pelos fotógrafos Anchieta Xavier e Claudio Marques. As fotos vão compor uma exposição coletiva com o olhar dos participantes da expedição ainda este ano.
Os potiguaras são um grupo indígena que habita o litoral norte da Paraíba, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição. Conta com uma população de mais de dez mil índios, distribuídos em vinte e quatro aldeias, espalhadas em uma área de mais de trezentos km quadrados de reserva ecológica, dos quais quatorze são de praias virgens.
A expedição foi composta por 45 pessoas, entre elas a equipe do Programa Virtuall (SIMTV). O trajeto de Natal à Baia da Traição foi transformado num misto de informações sobre a cultura dos índios potiguaras, por Alcides Sales, guia e professor de cultura indígena, além de atividades de dinâmica de grupo realizadas pelas estudantes de turismo Larissa e Dayse, que facilitou o entrosamento e amizade do grupo.
Na apresentação dos participantes surge os primeiros destaques. “Sou poeta, minha mãe poetisa e o meu pai pedreiro… Quando a expedição acabar não quero ter pesadelos.. Quero de volta o dinheiro que paguei pela viagem… Quanto a passagem faça dela o que quiser, mais me devolva a mueé, pois hoje é tudo que tenho”, declama Wedson, o poeta. Além de figuras como os repórteres fotográficos Adrovandro Claro, Joaquim, Graciano Luz e Fernando Pereira, e do peruano Vidal, misto de fotógrafo, artista e ator que harmonizaram ainda mais o clima do ônibus.
A chegada na Baia da Traição para o início da expedição na tribo dos índios potiguaras foi um misto de expectativa e curiosidade, cujo o resultado veremos na realização da exposição coletiva que será celebrada pelos organizadores.
Visitei o blog.Suas fotos são ótimas e o texto é enxuto e objetivo.Parabéns!
Obrigado!