Marca Maxmeio

Postado às 12h10 Cidade Nenhum comentário
Militares se preparam em Natal para missão de paz no Haiti.

Militares se preparam em Natal para missão de paz no Haiti.

Redação/eliasjornalista.com / com informações de Marcela Cavalcanti – DN Online
Cerca de 650 militares das Forças Armadas participam em Natal de um treinamento para integrar a Missão de Paz no Haiti. Nesta terça-feira (16), a tropa participou da atividade chamada ‘Progressão em Área Urbana’, que começou com as instruções teóricas no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (16 RI) e terminou nas proximidades da Fortaleza dos Reis Magos, na Praia do Forte, com a simulação de uma situação de conflito.

De Natal, partirão 202 militares para a missão de paz. Entre a tropa potiguar está o sargento Barros, que há 22 anos serve no Exército Brasileiro. Natural da cidade de Tibau do Sul, distante 72 quilômetros da capital potiguar, o militar está indo para a sua terceira missão de paz. Ele já esteve na Angola, em 1995, e no Haiti em 2009, antes do terremoto, sempre como combatente. Desta vez, o sargento Barros retorna ao Haiti para auxiliar a seção de comunicação social do Brabat 1/17.

Assim como o sargento Barros, outro militar está partindo para a sua terceira missão: o sargento Jesus. Ele já esteve em Angola, em 1997, e no Timor Leste, em 2002. O militar atualmente serve em Brasília na área da comunicação social. Ele afirmou que não é fácil lidar com a saudade, mas que sabe a importância de estar contribuindo para a melhoria de vida de um país, honrar o Exército e o povo brasileiro. “A expectativa para a missão no Haiti é muito boa, porque sei que irá contribuir para um ambiente seguro e estável, pela missão que é desenvolvida lá”, afirmou.

Antes de partir para a missão, os militares precisam participar de um treinamento seguindo as diretrizes do mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), as chamadas ‘Regras de Engajamento’. A atividade realizada nesta terça foi dividida em quatro equipes, e teve a duração de duas horas cada uma. Parte da tropa começa a embarcar no dia 04 de novembro, e deverá permanecer no local durante seis meses, quando acontecerá o rodízio de militares. Na capital potiguar, o treinamento começou no último dia 08.

Além de militares de Natal, também integrarão a missão oficiais e praças do Exército de Fortaleza, São Luís, Brasília, João Pessoa, Bayeux, Recife e Goiânia, Força Aérea Brasileira, pelotão do Exército Paraguaio e o Grupamento Operativo da Marinha do Brasil do Rio de Janeiro, com cerca de 260 militares.

  • Natal, RN
  • IMG_8772_EB_Haiti_Foto_EliasMedeiros-e1350448941161
  • Natal, RN
  • Natal, RN
  • Natal, RN
  • Natal, RN
  • Natal, RN
  • Natal, RN
  • IMG_8876_EB_Haiti_Foto_EliasMedeiros
  • Natal, RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *