
31ª unidade do estado amplia a cobertura regional e fortalece políticas de inclusão e cidadania / Foto: Carmem Felix / ASSECOM-RN

Foto: Carmem Felix / ASSECOM-RN
O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Central do Cidadão “Adonias Januário de Medeiros”, em Jucurutu. A nova unidade, a 31ª em funcionamento no estado, fortalece a rede de atendimento ao cidadão e amplia o acesso da população aos serviços públicos, consolidando o processo de interiorização e modernização promovido pela gestão estadual.
A Central do Cidadão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e resulta de um investimento de R$ 300 mil, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jucurutu. Os recursos foram destinados à instalação da unidade, reforma do prédio e adequações estruturais voltadas ao conforto, à acessibilidade e à melhoria do atendimento à população.
A unidade reúne serviços essenciais em um único espaço, incluindo atendimentos da Polícia Científica para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, serviços do Detran, Sine, Caern, Ipem, Defesa Civil Municipal, além de programas vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico) nas esferas federal e municipal.
Em funcionamento desde março deste ano, a Central já realizou cerca de 9 mil atendimentos. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, registrando uma média diária de aproximadamente 300 atendimentos, número que evidencia a demanda reprimida existente na região. A expectativa é ampliar ainda mais a oferta de serviços e reduzir a necessidade de deslocamentos da população para outras cidades, especialmente Caicó.
Impacto regional
A implantação da Central do Cidadão em Jucurutu representa um avanço estratégico para o Seridó ao descentralizar serviços antes concentrados em municípios-polo e facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais. Além dos moradores de Jucurutu, a unidade beneficiará cidadãos de municípios vizinhos, fortalecendo a integração regional e ampliando a cobertura dos serviços públicos.
A iniciativa contribui para a redução de custos e do tempo de deslocamento dos usuários, promove mais eficiência no atendimento e fortalece as políticas de cidadania e inclusão social. Também reforça o papel de Jucurutu como referência regional na oferta de serviços públicos.
Atendimento humanizado
Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da nova unidade para a população. “A chegada da Central do Cidadão representa mais cidadania, dignidade e comodidade para a população da região. Em um único espaço, moderno e acolhedor, reunimos serviços essenciais como emissão de documentos, atendimento do Detran, Sine, Cadastro Único e diversos outros órgãos. Isso facilita a vida das pessoas, evita deslocamentos e garante um atendimento mais humanizado. Nosso compromisso é aproximar os serviços públicos da população e cuidar das pessoas com respeito e eficiência”, afirmou.
O prefeito de Jucurutu, Diogo Queiroz, ressaltou a relevância da parceria entre os governos estadual e municipal. “Hoje, este espaço se tornou uma realidade graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Aqui, a população encontra diversos serviços essenciais em um só lugar, com uma equipe preparada e comprometida. São cerca de 300 atendimentos por dia, o que demonstra o quanto essa estrutura era necessária para Jucurutu e toda a região”, declarou.
Expansão da rede
A inauguração da unidade de Jucurutu ocorre dois dias após a entrega da Central do Cidadão da Zona Leste de Natal, ampliando para 31 o número de unidades em funcionamento no Rio Grande do Norte.
Somente na capital, os investimentos do Governo do Estado nas Centrais do Cidadão ultrapassam R$ 6,18 milhões, contemplando as unidades das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além da unidade do Alecrim.
A expansão da rede também tem gerado economia aos cofres públicos. A implantação de unidades em prédios próprios já proporciona uma redução estimada de R$ 1,3 milhão em despesas com aluguéis.
O Governo do Estado prevê ainda a inauguração de novas Centrais do Cidadão nos municípios de Baraúna e Umarizal, ampliando a cobertura territorial dos serviços e fortalecendo o acesso da população aos direitos de cidadania.
Modernização e sustentabilidade
Além da expansão física da rede, o Governo do Rio Grande do Norte vem investindo na modernização das Centrais do Cidadão. Atualmente, 18 unidades contam com sistemas de energia solar, reduzindo custos operacionais e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A modernização também inclui a aquisição de computadores, notebooks, impressoras, plastificadores e projetores multimídia, além da incorporação de veículos destinados exclusivamente ao apoio logístico do programa, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento prestado à população.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o secretário de Relações Institucionais, Luciano Santos; o diretor do Detran, Jonielson Pereira ; a vice-prefeita de Jucurutu, Paula Torres; o prefeito de São Rafael, Canindé da Farmácia; a coordenadora das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, Magnólia Fonseca; além de familiares de Adonias Januário de Medeiros e vereadores de Jucurutu.


Deixe um comentário