Redação/eliasjornalista.com
A Câmara Municipal de Natal lança na noite desta terça-feira (18) o sinal digital da TV Câmara em canal aberto. A solenidade ocorrerá no Plenário Plenário Érico Hacradt a partir das 18h, a partir da proposição do Presidente da Casa, vereador Albert Dickson (PROS). A emissora legislativa já está operando em sinal aberto digital e em caráter experimental através do canal 51.4, desde o último dia 8, integrando a Rede Legislativa Digital.
Para chegar a tanto, foi necessário, ainda em 2011, a Câmara Municipal assinar um Acordo de Cooperação Técnica de TV Digital com a Câmara dos Deputados, responsável pela rede. “A partir daí foram cumpridas diversas etapas como instalação de uma rede de fibra óptica ligada até o bairro de Mãe Luíza onde está antena e o transmissor do sinal, para transmitir o sinal em rede e com alta qualidade. Investimos também em equipamentos, mudança na grade de programação e quadro de pessoal”, explica a diretora da TV, Virgínia Coelli.
A TV Câmara foi o primeiro canal legislativo do Norte-Nordeste e agora é um dos primeiros do legislativo municipal do Brasil a ser transmitido em sinal aberto, dentro da Rede Legislativa de TV Digital. A TV Câmara vem cumprindo o objetivo de dar maior transparência aos trabalhos do legislativo municipal, levando informação, cultura e cidadania à população de Natal por meio das transmissões de sessões ordinárias, audiências públicas e demais atividades do parlamento municipal, além de programas de cunho jornalístico e cultural.
O sinal está disponível para mais de 860 mil telespectadores de Natal, e Grande Natal. Com o recurso da multiprogramação da TV Digital, é possível veicular pelo mesmo canal (51) de forma simultânea os sinais de quatro emissoras diferentes: TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia do RN e TV Câmara Municipal de Natal. Criada em 2006, a Rede Legislativa de TV Digital é um projeto da Câmara dos Deputados, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara em 59 cidades a baixo custo. A Rede Legislativa de TV Digital está presente em cerca de 30 cidades em sinal aberto. São quase 50 milhões de brasileiros com a possibilidade de ter acesso gratuito às emissoras do Poder Legislativo, em um projeto do qual fazem parte a Câmara, o Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais.
Deixe um comentário