Marinha homenageia marinheiros mortos.
Por Elias Medeiros
“Esta homenagem é simples, mas bastante siginificativa aos homens que no passado deram suas vidas em defesa da pátria”, com essas palavras o Comandante do 3º Distrito Naval, o Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gamboa deu início na tarde desta segunda-feira (23), a bordo do Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, a homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra.
Durante a cerimônia foi lida Ordem do Dia alusiva à data, lançadas flores ao mar nas águas do Rio Potengi, e executado o toque de silêncio em homenagem àqueles que deram suas vidas pela Pátria. Convidados, autoridades civis e militares participaram do evento, além do Capitão Souza Gomes, vice-presidente da Força Expedicionária Brasileira, Seccional Natal e do marinheiro Ambrósio Araújo de Azevedo ex-combatente.
“Lamento muito que não seja contada nos bancos escolares a nossa história, onde os próprios professores não se interessam pelos fatos reais que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) viveu em prol da nossa pátria”, destacou o Capitão Souza Gomes ex-combatente da 2ª guerra mundial.
A Marinha do Brasil realiza essa cerimônia anualmente, no aniversário do naufrágio da Corveta Camaquã, em 21 de julho de 1944, data que ficou consagrada à memória daqueles que perderam suas vidas no mar, em guerra.
Deixe um comentário