
A Repórter Liziane Virgílio da Intertv, passou a informação através do facebook e twitter sobre o assalto a Equipe da TV. (Foto: Arquivo)
Por Elias Medeiros
A ousadia dos bandidos ultrapassaram os limetes. Uma equipe de reportagem da Intertv Cabugi foi assaltada na manhã deste sábado (4), na Praia do Meio, local onde o Secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) Antonio Lopes e dois assessores, foram assaltados na última quinta-feira (2). Dois homens armados, levaram a câmera e o celular da equipe, o fato ocorreu às 11 horas em plena luz do dia e com movimentação de pedestres no calçadão.
Cada vez mais, temos observado o grande poder de propagação de informação nas Redes Sociais. Em poucos minutos uma notícia é repassada por milhares de pessoas a outras milhares de pessoas. Dentro da internet não existe limites geográficos, muito menos temporais. As informações rapidamente ganham repercussões regionais, nacionais e internacionais alcançando milhares de pessoas.
Foi exatamente o que ocorreu nessa manhã, recebi a informação da jornalista Liziane Virgílio da Intertv Cabugi às 11h25, e imediatamente compartilhei no facebook e retransmitida para 11 mil seguidores do twitter e 5 mil no facebook pelo parceiro Canindé Soares, antenado com o noticiário local. Em alguns segundos após esta postagem, a manchete negativa ganhará espaço no noticiário policial do Brasil e do Mundo.
“Nossos profissionais estão bem, graças a Deus.” E aí? Dizer o que sobre isso? Foi o tempo que Natal era uma cidade tranquila. Infelizmente estamos à mercê dos bandidos.” – desabafa aliviada a jornalista Liziane Virgílio, repórter da Intertv Cabugi.
Solidariedade instantânea após a disseminação da notícia:
“Isso já é o extremo do absurdo… atitude urgente tem que ser tomada… da parte do Sindicato dos Jornalista Profissionais do RN e da própria emissora… os repórteres não pode ficar expostos a esse tipo de perigo…” – Canindé Soares, Repórter Fotográfico e Diretor de Administração e Finanças do SINDJORN.
“Não quero mais ser jornalista não” Elias, eu certamente falei da boca para fora. Mas o fato é que realmente passamos por desventuras demais para poucos benefícios, sejam eles capitais ou principalmente, psicológicos/emocionais… Está ficando difícil manter a paixão pela área… Mariana Brito, Jornalista.
“Estamos abandonados pelo poder público, somente eles não sabem disso, a senhora governadora ainda não disse pra quem está governando, Infelizmente.” – Richardson Sant’Anna, fotógrafo.
“A brasileira banda Legião Urbana, gritou ao país e ao mundo em uma de suas canções; Que País É Esse? – E é diante de lamentações como essa que fazemos a mesma pergunta; Que País é esse?” – Graziela Consuelo, pedagoga.
Digno de nota: O estranho nesse fato é que a Intertv deu apenas uma notinha em seu jornal “RN TV” que entra no ar ao meio-dia.
DN Online sai na frente e dá a notícia primeiro:
Canindé Soares informou que já enviou um comunicado para a diretoria do sindicato sugerindo uma audiência com o secretário de segurança, na segunda-feira (06). “Vamos cobrar atitudes com relação ao assalto e ações preventivas. Estamos expostos. Somos alvos fáceis. Os jornalistas devem ir para a rua com segurança”, afirmou.