Solenidade no Teatro Alberto Maranhão, marca a abertura oficial do projeto Agosto da Alegria. O evento aconteceu nesta quarta-feira (8), com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e apresentações de grupos folclóricos.
Um roda de conversa abriu a programação, com participações de Roberto Mauro Santos de Souza, coordenador geral do Círio de Nazaré, de Belém do Pará; Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, idealizador do OctoberFest; e a Secretária de Cultura do Maranhão, Olga Maria Lenza Simão, que falou sobre os Bois de São Luiz.
Paralelamente aconteceram lançamento dos livros contemplados no Edital Publicações: Tiradeiras de Bendito, de Maria Helena Silva, Arquitetura Tradicional de Acari Séc. XIX , de Paulo Heider Feijó, História da Cultura Indígena, de Aucides Sales, e o lançamento, pela República, de uma plaquete em homenagem a Deífilo Gurgel, além da divulgação do resultado do edital Chico Traíra, que seleciona cordéis para publicação.
O folclorista e pesquisador da cultura potiguar Deífilo Gurgel, é o homenageado deste ano. Além de incentivador das manifestações populares, cumpriu um papel decisivo na preservação de nossas tradições.
Deixe um comentário