Redação/eliasjornalista.com / com informações de Marcela Cavalcanti – DN Online
Cerca de 650 militares das Forças Armadas participam em Natal de um treinamento para integrar a Missão de Paz no Haiti. Nesta terça-feira (16), a tropa participou da atividade chamada ‘Progressão em Área Urbana’, que começou com as instruções teóricas no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (16 RI) e terminou nas proximidades da Fortaleza dos Reis Magos, na Praia do Forte, com a simulação de uma situação de conflito.
De Natal, partirão 202 militares para a missão de paz. Entre a tropa potiguar está o sargento Barros, que há 22 anos serve no Exército Brasileiro. Natural da cidade de Tibau do Sul, distante 72 quilômetros da capital potiguar, o militar está indo para a sua terceira missão de paz. Ele já esteve na Angola, em 1995, e no Haiti em 2009, antes do terremoto, sempre como combatente. Desta vez, o sargento Barros retorna ao Haiti para auxiliar a seção de comunicação social do Brabat 1/17.
Assim como o sargento Barros, outro militar está partindo para a sua terceira missão: o sargento Jesus. Ele já esteve em Angola, em 1997, e no Timor Leste, em 2002. O militar atualmente serve em Brasília na área da comunicação social. Ele afirmou que não é fácil lidar com a saudade, mas que sabe a importância de estar contribuindo para a melhoria de vida de um país, honrar o Exército e o povo brasileiro. “A expectativa para a missão no Haiti é muito boa, porque sei que irá contribuir para um ambiente seguro e estável, pela missão que é desenvolvida lá”, afirmou.
Antes de partir para a missão, os militares precisam participar de um treinamento seguindo as diretrizes do mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), as chamadas ‘Regras de Engajamento’. A atividade realizada nesta terça foi dividida em quatro equipes, e teve a duração de duas horas cada uma. Parte da tropa começa a embarcar no dia 04 de novembro, e deverá permanecer no local durante seis meses, quando acontecerá o rodízio de militares. Na capital potiguar, o treinamento começou no último dia 08.
Além de militares de Natal, também integrarão a missão oficiais e praças do Exército de Fortaleza, São Luís, Brasília, João Pessoa, Bayeux, Recife e Goiânia, Força Aérea Brasileira, pelotão do Exército Paraguaio e o Grupamento Operativo da Marinha do Brasil do Rio de Janeiro, com cerca de 260 militares.
Gostei da reportagem e das fotos. Parabéns.
Att,
Sgt Jesus
Sargento Jesus, eu e que agradeço por ter acessado meu site.
Boa sorte na Missão do Haiti meu amigo.