Revezamento da Tocha Olímpica em Natal.
Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 se despede da Paraíba e chega ao estado do Rio Grande do Norte neste sábado (04). O trajeto começa na cidade paraibana de Mamanguape, depois segue para os municípios potiguares de São José de Mipibu e Parnamirim, onde está o maior cajueiro do mundo. O dia termina na capital do estado, Natal. A programação inclui muito forró pé de serra, quadrilhas e grupos folclóricos.
Serão percorridos mais de 280 quilômetros ao longo do dia, contando o deslocamento do comboio, e 166 condutores se revezarão no trajeto. Na Paraíba, o revezamento percorrerá mais de 440 quilômetros no total e sete cidades. No domingo, o comboio fará uma operação especial em Fernando de Noronha.
- Banda de música, quadrilha junina e um café da manhã com comidas típicas são algumas das atrações programadas em Mamanguape para o Revezamento da Tocha Olímpica.
- São José de Mipibu será o primeiro município potiguar a receber o comboio da tocha Olímpica. Na cidade, o revezamento termina num antigo engenho de cana-de-açúcar revitalizado. A região abrigou muitas plantações no passado e possui vários engenhos desativados.
- Em Parnamirim, o revezamento vai passar pelo maior cajueiro do mundo. A cidade preparou uma grande festa com apresentações de músicas e danças regionais, feira de artesanato e apresentações esportivas.
- A programação cultural em Natal começa de manhã, na Ribeira, com a apresentação de artistas locais, forró pé de serra e grupos parafolclóricos do Bom Pastor e da UFRN. Na Arena das Dunas, à noite, as Fanfarras da APAE abrem a programação de shows e a banda Caçuá encerra a programação.
- Natal terá quatro momentos especiais durante a passagem da tocha Olímpica: a Fortaleza dos Reis Magos, o Largo Dom Bosco, o Centro de Convenções, com vista para o Morro do Careca e Ponta Negra, e em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Cultura. No prédio da Secretaria Municipal de Cultura, os artistas de rua, chamados de “brincantes”, farão uma apresentação em frente ao painel de 4m x 3m do artista plástico Flávio Freitas.
Conheça alguns condutores do dia:
- Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Tem longa relação com os Jogos Olímpicos, tendo disputado cinco edições, desde Moscou 1980. Nascido em Natal, é o recordista de pontos, com um total de 1.093 anotados. Desde 2013 integra o Hall da Fama do basquete. Além disso, conduziu a tocha Olímpica de Atenas quando ela passou pelo Rio de Janeiro em 2004. Oscar é convidado da Coca-Cola para conduzir em Natal.
- Virna Dias é medalhista olímpica de Vôlei. Pela Seleção Brasileira, foi bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e Jogos Olímpicos Sidney 2000. Também pela seleção foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Winnipeg 1999. Virna é convidada da Coca-Cola para conduzir a tocha em Natal.
- Marina Elali é uma cantora e compositora intérprete de 16 temas de novelas, filmes e minisséries. Nascida em Natal, é formada em música e canto pela Berklee College of Music. Participou do programa FAMA da Rede Globo e logo em seguida lançou o seu primeiro CD. Conduz a tocha em Natal a convite da Coca-Cola.
- Clodoaldo Silva é atleta paralímpico de natação, nascido em Natal. Participou de quatro paralimpíadas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim em 2008 e Londres 2012) e ganhou seis medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Clodoaldo conduz a tocha em Natal. Foi convidado pela Nissan.
- Maria de Moura é uma das protagonistas do primeiro casamento homoafetivo em São José de Mipibu, o sexto no Rio Grande do Norte. Professora e blogueira, o seu casamento causou grande repercussão no estado e no Brasil pelo fato de ter saído de um convento e assumido a sua orientação sexual. A professora da rede pública municipal de São José de Mipibu foi convidada pela Nissan.
- Sebastião Filho nasceu numa pequena cidade do interior nordestino, e sempre teve curiosidade de conhecer terras distantes e viver aventuras fantásticas, inspirado nos livros de Júlio Verne. Foi voluntário para participar das expedições brasileiras na Antártica. Selecionado, foi um dos pioneiros do Programa Antártico brasileiro, como médico da Estação Antártica Comandante Ferraz. Com quatro operações entre 1988 e 1994, foi o recordista brasileiro de permanência no continente gelado, na época. Foi convidado pela Nissan para conduzir a tocha em Natal.
- Carolina Suelen é atleta de beach handball e foi campeã pan-americana em Assunção, em 2014. Foi eleita por quatro anos consecutivos como a melhor atleta em todas as edições do campeonato de beach handball. Carolina vai conduzir a tocha em Natal a convite do Bradesco.
- Cleo Weidlich é a primeira mulher sul-americana a chegar ao topo de três montanhas de 8 mil metros, e a pioneira, entre os brasileiros, a conquistar o ponto mais elevado do Gasherbrum I, no Paquistão. Nascida em Manaus, conduz a tocha em Natal a convite do Bradesco.
- Neyvile Lucas tem 15 anos e é escritor. Publicado no Brasil e na Europa, seu primeiro livro foi lançado em outubro de 2015. Conduz a tocha em Mamanguape a convite do Bradesco.
- Douglas Chiarotti é medalhista Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e hoje é técnico da equipe masculina de vôlei de São Bernardo do Campo. Integrante da geração dourada do vôlei brasileiro, conquistou também duas Ligas Mundiais, uma Copa dos Campeões e duas Copas Américas. Conduz a tocha Olímpica em Natal.
- José Ivanaldo de Souza, mais conhecido como Souza, foi um meio-campista do futebol brasileiro. Souza começou sua carreira no América-RN, e a partir de sua transferência para o Corinthians passou a ser conhecido em todo o Brasil. Fez quatro jogos pela Seleção Brasileira, marcando um gol com a amarelinha. Foi campeão brasileiro pelo Atlético Paranaense, em 2001, e da Copa do Brasil pelo Corinthians, em 1995. Será condutor em Natal.
- Maria Rizonaide é atleta paralímpica do halterofilismo, e conquistou o ouro no Parapan-Americano de Toronto 2015. Rizonaide é portadora de nanismo e compete na categoria até 50kg do levantamento de peso, e ergueu 73kg no Parapan-Americano passado. Será condutora em Natal.
- Magnólia Figueiredo é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Atletismo. Há 25 anos é recordista brasileira e mundial master dos 400 metros rasos. Participou dos Jogos Olímpicos de Seul 1988 e Atlanta 1996. Conduz a tocha em Natal.
- José Figueiredo foi treinador de dois atletas Olímpicos de atletismo, Maria Magnólia Figueiredo e Vicente Lenílson, medalhista no revezamento 4x100m de Sydney e Atenas. Conduz a tocha em Natal.
- Abcelvio Rodrigues nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1957. Foi campeão mundial de salto triplo nos Jogos Mundiais Militares de Roma em 1955, e vice-campeão sul-americano em 1987 e 1989. Participou dos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 e Seul 1988. Conduz a tocha em Natal.
- Beatriz dos Santos Menezes Neta vem de uma família tradicional de Mamanguape. Iniciou na ginástica artística com oito anos de idade, e obteve títulos importantes como tetracampeã Norte/Nordeste e campeã brasileira. Árbitra da Confederação Brasileira de Ginástica, é professora estagiária de Educação Física, pretende ser técnica de saltos ornamentais e ser atleta de saltos de grandes alturas. Conduz a tocha em Mamanguape.
- Antônio Neto tem 15 anos de idade e aos seis quase se afogou. Diante deste incidente, seu pai o colocou na natação. Com 215 medalhas, é atleta da seleção do Rio Grande do Norte, tendo conquistado o tricampeonato estadual e o campeonato Norte/Nordeste. Serve de inspiração aos jovens da cidade e os incentiva a praticarem a natação com o sonho de também se tornarem campeões. Conduz a tocha em São José de Mipibu.
Deixe um comentário