Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
O Brasil chega ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na tarde desta segunda-feira (08.8.2016) a judoca Rafaela Silva superou Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, na categoria até 57 kg e garantiu o primeiro ouro do Brasil na competição.
Milhões de brasileiros à frente da TV soltaram o grito de é “Ouro”. A festa maior foi da torcida, amigos e familiares, presentes no parque olímpico na cidade do Rio de Janeiro. Rafaela é moradora da comunidade Cidade de Deus no Rio de Janeiro onde realizou toda preparação no projeto “Reação” que pertence ao ex-judoca brasileiro Flávio Canto, agora comentarista da TV Globo.
“Espero que esta vitória sirva de inspiração para milhares de crianças que vivem nas comunidades sem direito a nada”, disse Rafaela em entrevista ao repórter Tino Marcos da TV Globo.
Em 2012 na Olimpíada de Londres a judoca Rafaela Silva foi desclassificada por um golpe que não era mais permitido pelas regras do esporte e assim sofreu preconceito e foi vítima de racismo.
Em 2016 nas olimpíadas do Rio de Janeiro, Rafaela Silva, atinge o auge no Judô, modalidade que escolheu para representar o Brasil e milhares de pessoas que vivem as margens da sociedade por falta de oportunidades e investimentos que poderia mudar a realidade de milhões de jovens que escolheram o esporte como caminho para transformação social.
Deixe um comentário