Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

02 abr 2011

Sonhos pelo caminho.

Postado às 17h04 Geral [ 11 ] Comentários

Robertinho da Bahia – Salvador

DSC_0487 ROBERTINHODSC_0489 ROBERTINHODSC_0490ROBERTINHODSC_0498ELIASDSC_0500FAROLDSC_0504MORRO DO CRISTO

Daniel, o vendedor de picolé e autodidata em fotografias criativas (Praia de Pipa-Natal)

DSC_0343DANIELDSC_0224PIPADSC_0316 GERAL PIPADSC_0322GERALDSC_0325thaisDSC_0358 C elias

Por Elias Medeiros 

Percorrer 3.000 km, em direção a minha cidade Natal, assim início as férias de 2011, com tranqüilidade e coragem que me acompanham todos os anos. É um misto de saudades e apego ao lugar que nasci.

Fortalecido espiritualmente pela noite abençoada que passei na igreja e envaidecido por ter a companhia da mulher amada, resolvi fazer diferente. É comum encontramos pessoas pedindo carona nas estradas, mesmo solidário confesso que jamais parei. Venci o medo, e resolvi atender as pessoas que me pediram carona.

Primeira parada: Macaé-RJ, embarca o Guarda Municipal Luiz, que vai até a cidade de Campos. Educado e falante, fala sobre cursos, carreira, família, amigos e profissão. Revela seus sonhos, cujo principal é realizar um trampolim, e através da sua formação galgar um cargo melhor, ter ascensão social e dar um padrão de vida digna para família. O ponto chave da conversa foi a difícil tarefa da sociedade atual, respeitar os limites da Lei. Falamos sobre “Propina”, e segundo seu ponto de vista, “ela existe porque a sociedade não admiti seus erros, oferece abertamente, a culpa não é de quem tem que aplicar a Lei, andar corretamente seria a solução”. O tempo passou rápido, chegou ao seu destino, nos despedimos com um até breve (O guarda Luiz, acessou o Blog e deixou uma mensagem).

Segunda parada: cidade de Linhares, Espírito Santo. Ao longo da estrada me deparo com Dona Madalena e seu neto Tiago, que precisavam chegar a um hospital público em São Matheus, no estado da Bahia. Senhora calejada e com marcas da vida, sobrevive dos recursos do programa bolsa família de cinco filhos em idade escolar, e da lavoura com plantio de frutas e verduras, que vende nas feiras livres. “Depois do bolsa família nunca mais faltou arroz e feijão em nossa mesa, agradeço ao presidente Lula, disse dona Madalena”. Seu maior sonho é ver seus filhos concluírem um curso técnico e ter uma profissão, um deles já está a caminho, o Pedro Henrique que está cursando o CEFET local. A conversa proveitosa, diante de uma mulher analfabeta, mais doutorada pela vida e pelo sofrimento tão comum aos nordestinos que vivem nos rincões castigados por longos períodos de seca, chega ao seu destino.

Por último parei para uma jovem, bonita e bem vestida que iria de Camacan a Itamarajú, cidade baiana, primeiro objetivo de dirigir 1.000 km diários. Maria, balconista que trabalha numa padaria chamada Brasil. Revela não ser comum pegar carona com desconhecidos, por motivo do atraso, resolveu apelar ao primeiro que parasse. Fala de seus sonhos e entre eles, ir para uma cidade grande em busca de melhores condições de trabalho para ajudar uma família composta de nove irmãos. Com todas as limitações, conseguiu terminar o segundo grau técnico em contabilidade e busca através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) uma vaga em uma Universidade.

Pelas ruas, a procura de pessoas comuns conheci Robertinho da Bahia, no “Morro do Cristo” ponto turístico e vista maior ao farol da Barra, visitado por milhares de pessoas em Salvador. Histórico de ex morador de rua. Vive com obstinação de artista, que ganha a vida com seus colares, levados pelos gringos para todos os cantos do mundo. Seu maior sonho é tirar da rua e dar abrigo as pessoas que vivem as margens da sociedade.

Em Natal na praia de Pipa, conheci “Daniel”, um vendedor de picolé, autodidata em fotografias criativas. Sem estudo, mas com vocação aprendeu lidar com o mundo da fotografia, fazendo disso o sustento de sua família, onde o produto picolé passa a ser um mero detalhe. Sonha ter seu próprio negócio, imagina uma fábrica de picolé.

O sonho destes cidadãos brasileiros, também são os nossos. Viver num país melhor onde não exista mais miséria, violência, injustiça, desemprego, analfabetismo, ignorância e destruição dos nossos recursos naturais. E com acesso a educação e cultura, possam através da disciplina e persistência, buscar um lugar melhor ao sol.

11 respostas para “Sonhos pelo caminho”

  1. Daniella Alvarenga disse:

    Adorei essa história
    linda d+!!
    Bjs + Bjs!!!

  2. Joao de Deuz Moreno disse:

    Estorias interssante. Essas fotos criativas também aprendi a fzer algumas garrafas de cerveja lá em Natal.
    Parbéns pelo Blog, tá maneiro.

  3. Taylan disse:

    Que história linda .:)
    Parabéns,que Deus possa a cada lhe abençoar para que isso aconteça mais vezes .!

    OBS: È a filha da Manoela ,da Ilha da Marambaia.
    Abraços,Taylan Carla.

  4. Taylan disse:

    Que história linda .:)
    Parabéns,que Deus possa a cada dia lhe abençoar para que isso aconteça mais vezes .!

    OBS: È a filha da Manoela ,da Ilha da Marambaia.
    Abraços,Taylan Carla.

  5. Taylan disse:

    Verdade.Deus nos guia exatamente correto.

  6. naty disse:

    Bela história!!!! exemplo de vida!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *