Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Os executivos da Chint Eletrics Co., empresa chinesa que vai instalar uma fábrica de painéis de energia fotovoltaica na Grande Natal, foram recebidos nesta quinta-feira na Casa da Indústria, pelo vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro; o diretor-primeiro secretário, Heyder Dantas; o vice-presidente da CNI e secretário estadual de Desenvolvimento Econômica, Flávio Azevedo, e os demais diretores, gestores e presidente dos sindicatos industriais.
Na ocasião, os executivos da Chint, Jackie Xiang e Charles Zang, apresentaram informações sobre a instalação da unidade da empresa que em Extremoz e também conheceram os serviços que poderão contar no SENAI, SESI e IEL e, principalmente, no, CT-GÀS — Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis.
Jacki Xiang e Charles Zang reafirmaram que a companhia, que tem unidades em vários países, deve chegar ao mercado da América Latina por intermédio da fábrica que construirá no Rio Grande do Norte. A fábrica da Chant em Extremoz será instalada numa área de 25 hectares. Na primeira fase, o investimento será de R$ 112 milhões e vai ofertar 1.300 empregos diretos e indiretos.
Jacki Xiang destacou alguns dados sobre a empresa, que além de painéis produz outros equipamentos e materiais para geração, distribuição e transmissão de energia, além de automação industrial. Atualmente a Chint tem 30 mil funcionários nas unidades instaladas em diversos países. Os produtos da companhia estão no mercado de pelo menos 110 nações.
A unidade do Rio Grande do Norte será a primeira do grupo na América do Sul e Central. “Faremos todo o esforço para instalar a unidade o mais breve possível aqui no estado, aproveitando esse ambiente favorável”, destacou Jackie Xiang. Com essa indústria, eles pretendem atender o mercado brasileiro e das Américas.
Durante o encontro com os industriais do Estado, em um dos auditórios da FIERN, ele também disse que a fábrica precisará de pelo menos 40 itens de matéria prima, alguns dos quais poderão ser fornecidos por empresas locais.
A visita dos executivos chineses foi um dia após confirmarem, oficialmente, que vão instalar a unidade no município de Extremoz. Uma missão governamental — com participação da FIERN, representada pelo vice-presidente da entidade, Pedro Terceiro, e do secretário de Desenvolvimento, Flávio Azevedo — esteve na China para uma visita à sede da Chint, em fevereiro deste ano. Nesta programação, representantes da empresa e o governador Robinson Faria assinaram um protocolo de intenções para a chegada do empreendimento ao Estado.
Pedro Terceiro destacou a importância e potencial do investimento para o Rio Grande do Norte. Ele lembrou que, durante a visita feita à sede do grupo na China, ficou patente a capacidade produtiva da empresa, além das possibilidades econômicas que a presença dela no Estado vai propiciar.
Flávio Azevedo disse que o CTGÁS-ER terá um papel a desempenhar junto ao empreendimento, uma vez que desenvolve pesquisas aplicadas e oferece serviços e consultorias na área de energias renováveis. Ele também lembrou o processo de aproximação até a decisão da Chint se instalar no RN, o que incluiu a missão governamental em Xangai. O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou que a doação do terreno, pelo empresário Paulo de Paula, foi fundamental para a conquista do empreendimento.
Deixe um comentário