Novela é coisa de homem!.
Novela é coisa de homem!
Por Elias Medeiros
Muitos já admitem, que assistir novelas é coisa de homem. O que eles não conseguem e desvincular as gozações de outros homens quando descobrem o gosto pelas novelas.
O hábito começou quando a TV ainda era preto e branco. Elas estão nos assuntos cotidianos dentro de casa e quando eles ou elas não conseguem assistir, ler o resumo semanal publicado nos principais jornais ou na internet.
Baseado neste cotidiano e a cada adesão masculina, as telenovelas, perde-se o sentido de dizer que novela é algo exclusivo da mulher.
Dias desse à bordo de um ônibus, mais precisamente da linha 378 – Marechal Hermes, que é literalmente uma sardinha, me deparei com a senhora, Maria do Carmo, que relatou ter perdido o companheiro para novela das oito.
Logo pensei, que bacana, foi um rompimento em horário nobre! Quis saber um pouco mais: Segundo Do Carmo, o companheiro, sempre foi inveterado por novelas, em sua casa o horário nobre sempre foi sagrado, silêncio total, conversa e beijinhos apenas nos intervalos. Fato inusitado é que o companheiro abdicou de assistir futebol tão comum aos homens, para assistir as novelas.
Admitimos que a realidade dura do dia-a-dia acaba levando o cidadão para frente da tv, e que as novelas tratam de assuntos sérios do nosso cotidiano, mais também tem humor e entretenimento. E no balanço do ônibus descobri que Do Carmo, havia perdido o companheiro no sentido literal e não que ele tenha saído de casa.
A cantora Vanessa da Mata, que é voz certa das trilhas sonoras das novelas globais, em seu álbum “Multishow ao Vivo”, entra neste universo através de uma canção, cujo título é, “Fugiu com a novela”, que retrata a situação de um homem que perdeu o amor para novela das oito, a letra diz assim: “Eu perdi o meu amor para uma novela das oito, Desde essa desilusão eu me desiludi…, E aquela atenção que antes eu ganhava, Se repartiu ao meio…, Quando fomos morar juntos ela me adorava Cozinhava, passava, me alisava, Eu contava piada ela gargalhava…, A vida era boa ela não reclamava, Agora vive longe, não sei mais nada, Fugiu da nossa casa com a televisão….
A televisão brasileira está em constante competição. A Globo ainda é a campeã de audiência, mas o SBT e a Record investem pesado em teledramaturgia e já possuem números expressivos nas pesquisas de audiência.
Com a guerra de audiência, o público que é apaixonado pelas novelas só tem a ganhar com produções cada vez melhores e criativas. É importante destacar que as novelas desempenham um importante papel social ao transmitirem questões sérias como preconceito, drogas, enfim questões que invadem diariamente a casa de milhões de brasileiros e estes assuntos são de interesse tanto do homem como da mulher.
Será que por este motivo, assistir e se emocionar com as tramas na TV, é exclusividade das mulheres?
Der sua opinião, deixe um comentário