Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
O município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, abriga o primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial do Brasil, o CVT-Espacial. A Agência Espacial Brasileira (AEB) inaugurou na tarde desta segunda-feira (13) o centro que tem como o objetivo incentivar estudantes a atuarem nas áreas espacial e de ciência e tecnologia, além de conscientizá-los da importância do Programa Espacial Brasileiro e dos seus benefícios para o País. O Centro que encontra-se instalado na Barreira do Inferno entra em funcionamento a partir do mês de março de 2018 com cerca de 700 alunos da rede pública.
O CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Durante a inauguração estiveram presentes alunos do ensino médio e professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) já capacitados por engenheiros da AEB. A equipe do IFRN será responsável em acompanhar e orientar as primeiras turmas de alunos da Secretaria de Educação de Parnamirim, também parceira do projeto.
No primeiro momento, o CVT vai atender alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Parnamirim. “ Com a consolidação do Centro e de suas parcerias as atividades serão estendidas a outros níveis de ensino”, afirmou o diretor de Satélite, Aplicações de Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel.
Esse é o Brasil que dá certo! Voando alto com a educação aeroespacial. Parabéns a todos os envolvidos, em especial o Comandante Junzo, com quem tive a honra de estudar na escola pública. Que o Senhor dos céus e terra os abençoe ricamente.