Redação/eliasjornalista.com
Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (11), a governadora Rosalba Ciarline, apresentou à imprensa um balanço da reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, realizada no último sábado (9), com a cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
Dentre os assuntos tratados, a antecipação de 2015 para 2013 a adesão ao Programa Brasil Mais Seguro, que prevê a redução da criminalidade e promove ações para o fortalecimento das fronteiras com enfrentamento às drogas e a construção de cinco novos presídios no interior. As áreas para a construção das estruturas que variam entre 220 e 400 vagas, serão erguidas em Ceará-Mirim, Parelhas, Mossoró, Macau e Lajes.
O Rio Grande do Norte deverá ser o terceiro estado a fazer parte do Programa Brasil Mais Seguro do governo Federal, depois de Alagoas e Paraíba. O programa prever recursos para investimentos em iniciativas para redução da criminalidade, como ampliação do monitoramento por câmeras em áreas críticas como Natal. Segundo o Secretário de Segurança Aldair Rocha, as estatísticas mostram que este monitoramento reduz em 60% a criminalidade, principalmente pela simples presença da câmera inibe a ação do marginal.
Apesar da insegurança crescente em Natal e no interior do Estado, o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, comemorou a redução dos índices e apontou a principal origem da criminalidade. “Noventa por cento dos crimes são realizados com armas de fogo e têm por trás a droga. Para resolver isso, vamos implantar a nossa Divisão de Homicídios e, com o apoio do Governo Federal, agilizar a resolução dos casos”, acrescentou.
A governadora Rosalba Ciarlini, falou sobre a redução dos índices de criminalidade no RN, lembrando a instalação de câmeras de monitoramento nos principais corredores de Natal e a integração entre as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Destacou também a criação do setor de Estatística e Análise Criminal Unificado, fato decisivo para desacelerar a taxa de homicídios de 15% ao ano entre 2005 e 2010, e aumentar a apreensão de drogas no RN em mais de 481% entre 2011 e 2012, assim como 12% no número de armas de fogo. “Para construção dos presídios parte dos recurso já estão assegurados, levarei amanhã ao ministro da justiça todas as propostas com plano detalhados que irá ajudar o estado nessa questão” disse Ciarlini.
Galeria de Fotos:
Deixe um comentário