Marca Maxmeio

Postado às 00h06 CidadePlantão Nenhum comentário

Começam amanhã as atividades para celebrar 70 de reinstalação da Câmara de Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Nesta segunda-feira ( 05), a Câmara Municipal de Natal celebrará os 70 anos de sua instalação após o período conhecido como Era Vargas. Uma programação cultural promete marcar a data com espaço para valorização da cultura, história e arte natalense. A solenidade terá início com o hasteamento das bandeiras do Estado, Município e da Câmara, seguida de ato ecumênico pela manhã. Também será inaugurado o Memorial do Poder Legislativo de Natal e lançado concurso de redação.
À tarde, exatamente às 17h10, mesmo horário que em 5 de junho de 1948 aconteceu a reinstalação do Parlamento Municipal, uma sessão solene vai exaltar esse momento histórico com a presença das instituições que estavam presentes naquela ocasião, sendo estas a Arquidiocese de Natal, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do estado (UFRN), Academia Norte-riograndense de Letras e o jornal “A República”, que serão homenageados com diplomas meritórios.
Em seguida, as cinco instituições agraciadas participarão da “Cápsula do Tempo”, iniciativa pensada para que essas e os 29 vereadores escrevam em pergaminho como eles pensam a Câmara e a cidade daqui a 30 anos, quando a reinstalação do parlamento municipal vai comemorar 100 anos. A expectativa é de que estes pergaminhos sejam abertos e lidos nas comemorações do centenário. Ex-presidentes da Câmara também serão relembrados e homenageados.
Fundada  ainda no período colonial, em 1611, sob o nome de Senado da Câmara, a Câmara Municipal de Natal foi dissolvida na revolução de 1930 e só voltou a ser reaberta em 1948, já no período do Estado Novo. O presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (Avante), diz que é importante festejar as sete décadas de reabertura da Câmara Municipal de Natal porque é um marco na reconstrução da democracia da capital potiguar. “A programação vai envolver toda a sociedade e segmentos com uma programação de cidadania. Vejo que vai consolidar e coroar a data, demonstrando que a democracia está consolidada”, destacou.
Programação

DATA: 05/06/2018

7H30 – Abertura do evento com o Hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal na entrada principal do Palácio Padre Miguelinho.
8h – Ato Ecumênico no Pátio Interno
9h – Solenidade de Inauguração do Memorial do Poder Legislativo de Natal e lançamento do Concurso de Redação pelo Presidente da Câmara Municipal de Natal na sala vip.
17h10 – Sessão Solene alusiva aos 70 anos de Instalação da Câmara Municipal de Natal com obliteração do Selo Comemorativo no Plenário Érico Hackradt.
Data: 06/06/2018
08h às 14h – Atividades de Cultura e Cidadania:
– Exposição de Feira de Artesanato no Pátio Interno
– Exposição de Feira Gastronômica no Pátio Interno
– Apresentação Musical no Pátio Interno
Data: 07/062018
8h às 14h – Atividades de Cultura, Saúde e Cidadania:
– Feira de Artesanato no Pátio Interno
– Avaliação Antropométrica na Escola Legislativa
– Orientação Nutricional na Escola Legislativa
– Aferição de Pressão Arterial no Ambulatório
18h30 – Sessão Solene do Aniversário dos 15 anos da TV Câmara e anúncio da implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo através da Interlegis no Plenário Érico Hackradt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *