Crédito: Foto: Manoel Barbosa/SME.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu oficialmente nesta quarta-feira (29) o Ano Letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino. A abertura aconteceu na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, localizada na Rua Nossa Senhora do Livramento, S/N Felipe Camarão, às 8 horas, com a presença do secretário municipal de Educação em substituição legal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, da adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano e da equipe pedagógica da Secretaria.

De acordo com o secretário em substituição, Aldo Fernandes, a Rede Municipal tem hoje quase 53 mil estudantes matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com profissionais qualificados e comprometidos com a educação pública de qualidade. “É uma alegria enorme para nós que integramos a Educação de Natal iniciar o ano letivo de 2023, conforme o calendário escolar planejado pela SME-Natal”.

Ainda segundo Aldo Fernandes, a Prefeitura do Natal, segue realizando os investimentos na Rede. “Já estamos executando os contratos de alimentação escolar para garantir o alimento aos estudantes, aquisição de novos computadores para modernizar os laboratórios de informática, entregando os novos laboratórios de ciências e matemática, livros didáticos, mobiliários e na próxima semana vamos distribuir o fardamento escolar”, reforçou o secretário. A Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 72 escolas de Ensino Fundamental, com capacidade para atender 60 mil estudantes.

Ansiosa para volta às aulas estava Alice Gabrielle Ramos, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento. “Essa noite tive dificuldade de dormir, só pensando no início das aulas. Vou conhecer novos amigos e professores. Acho que esse ano vai ser muito legal”, comemorou a aluna.

Quem também estava contente para esse momento era a mãe dos estudantes Antônio Vitor Moraes (1º ano) e Eloisa Vitória Moraes (3º ano), Daniele Moraes, que contou sobre sua expectativa para o ano letivo dos filhos. “É o primeiro ano dos meus filhos na Escola M. Bernardo do Nascimento. As primeiras impressões foram as melhores. Gostei da acolhida da escola, mostrando que é uma unidade bem organizada. Desejo o melhor para o estudo dos meus filhos”, afirmou a mãe. A família de Antônio e Eloisa mora próximo à escola.

Diretoras, professores e funcionários da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento acolheram pais, familiares e estudantes para o primeiro dia de aula. A gestora administrativa, Lucilene Passos Godoy B. Vieira, ressaltou sobre a preparação para o retorno escolar. “Promovemos reuniões on-line e presencial com os professores para o planejamento do ano. Estamos com uma expectativa grande para desempenharmos um bom ano letivo. Vamos dar continuidade a qualidade do ensino. Desejamos aumentar o nível de aprendizagem e melhorar cada vez mais o ensino oferecido aos alunos, pois o foco do professor é sempre buscar a aprendizagem dos estudantes”, reforçou a gestora.

A escola possui 328 estudantes matriculados, ainda com algumas vagas disponíveis, funcionando das 7h às 11h20 e das 13h às 17h20, atendendo 12 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também conta na gestão pedagógica com a professora Jadilma Santos e um quadro de 18 professores.

Já no CMEI Doutora Zilda Arns, também no bairro de Felipe Camarão, o retorno aconteceu para 210 crianças das etapas de Creche (Nível I e II) e Pré-Escola (Nível III e IV) da Educação Infantil. A gestora administrativa Edilma Costa N. Vasconcelos comentou um pouco sobre o primeiro dia de aula. “Fizemos um momento de acolhida as crianças e aos pais e familiares e seguimos com a semana de adaptação. Estamos bem felizes com o início das aulas. Realizamos no dia anterior uma reunião de pais bastante participativa e na ocasião conversamos sobre assuntos importantes do ano letivo de 2023”.