Ação Cívico-Social da Marinha atende comunidade marítima de Fernando de Noronha e regulariza documentações.
Redação/Blog Elias Jornalista
A comunidade marítima do Arquipélago de Fernando de Noronha está recebendo, de maneira itinerante, os serviços ofertados pela Autoridade Marítima durante a Ação Cívico-Social da Marinha do Brasil, iniciada na segunda-feira (16) e que se estende até quinta-feira (19) na ilha. O evento integra as atividades em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
As ações foram iniciadas no domingo (15), com a aplicação da prova para os candidatos ao Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés (CFAQ-MAC), que ofertou 30 vagas para a comunidade marítima de Pernambuco e ocorrerá em Fernando de Noronha no mês de junho.
De segunda até quinta-feira, o Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da Capitania dos Portos de Pernambuco está disponibilizando serviços como emissão e revalidação de Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR); revalidação e emissão de certificados e de outros documentos; transferência de propriedade e jurisdição de embarcação; cadastramento de empresas de mergulho, marinas, clubes, documentos e entidades desportivas náuticas; e autorização para obras em águas navegáveis, bem como para pesquisa e exploração de bens submersos.
Ediwilton José de Sousa, de 50 anos, que trabalha em embarcações de turismo, foi um dos que procurou a Casa da Marinha em Fernando de Noronha em busca de atendimento. “Como a gente mora distante do continente, é um pouco difícil, pois envolve o gasto de deslocamento e permanência. Eu estava precisando regularizar meus documentos com urgência para poder trabalhar e, para mim, a ação veio em um ótimo momento”, conta.
Como parte da programação da ACiSO, a comunidade marítima também poderá assistir a palestras sobre diversos temas, como segurança do tráfego aquaviário, regulamentos internacionais, normas da Autoridade Marítima e carreiras aquaviárias. A ACiSo de Fernando de Noronha está ofertando, ainda, atendimentos médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais, além de uma programação educacional, esportiva e cultural.
Deixe um comentário