Marca Maxmeio

Postado às 21h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Evento reuniu 250 membros das Inteligências das forças de segurança pública de vários estados brasileiros.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por meio do Departamento de Inteligência Penitenciária (DIPEN), realizou nos dias 03 e 04, em Natal, o “Il Simpósio de Inteligência no Sistema Prisional – identificação das conexões entre organizações criminosas”, reunindo 250 membros das Inteligências das forças de segurança pública de vários estados brasileiros.

O secretário da SEAP e presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública do RN, Helton Edi, encerrou o evento com a palestra: “Ações e medidas do Sistema Penitenciário para o enfraquecimento das organizações criminosas”.

No primeiro dia do evento, foram debatidos os temas ligados a conexões de atuação interestaduais: “Integração das Agências Estaduais de Inteligência Penitenciária”, “Gestão de Casos Complexos no Encerramento das Organizações Criminosas”, “Agilidade da Inteligência nas Investigações Digitais, Novas Tendências e Soluções”, “Influência do Crime Organizado no Nordeste” e “A Atuação de Grupo Criminoso no Rio de Janeiro e suas Influências no País”.

A abertura contou com a presença do secretário Helton Edi; do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; coordenadora geral de Inteligência da SENAPPEN, Adriana Vessoni; da superintendente da Polícia Federal, Larissa Perdigão; do superintendente da PRF, Péricles Venâncio dos Santos; da superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência, Fernanda de Oliveira Müller; do perito criminal do ITEP, Pedro Meira; do coronel Polícia Militar, Antônio Pessoa, e do delegado da polícia Civil, Licurgo Nunes.

O secretário Heton Edi destacou a importância da integração e do fortalecimento do Departamento de Inteligência Penitenciária (DIPEN). “Temos capacitado servidores e ampliado o DIPEN. Entendemos que o setor de inteligência é estratégico para o combate e a manutenção da ordem no sistema penitenciário”, destacou.

No segundo dia, foram debatidos: “Operações Integradas”, “Atuação Transnacional das Organizações Criminosas”, “Equipamentos de Proteção Dissimulados”, e a “Identificação Das Conexões entre Organizações Criminosas no RN”.

Participaram do evento servidores que atuam na área de inteligência da Polícia Penal Estadual, Polícia Penal Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério Público e da Força-Tarefa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *