A campanha Julho Amarelo tem como objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O período também faz referência à data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) desenvolve ações educativas durante todo o mês nas unidades básicas de saúde e também incentiva a testagem das hepatites B e C. A abertura do Julho Amarelo na capital aconteceu nesta quinta-feira (07) na UBS Pajuçara.
O Departamento da Atenção Básica da SMS/Natal, através do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, alerta a população para observar e atuar de forma preventiva em relação à essas doenças: realizando a testagem nas UBS, utilização de preservativo e exames preventivos em dia, por exemplo.
As hepatites têm característica silenciosa e geralmente apresentam sintomas como peles e olhos amarelados, tonturas e enjoos frequentes; especialmente durante a fase avançada.
“As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV) e atacam o fígado. Quando não diagnosticadas e não tratadas precocemente podem causar cirrose ou câncer nos casos mais graves. Por isso é importante fazer a testagem disponível nas unidades de saúde”, como indica Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Natal.
Deixe um comentário