A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de lei que institui a Semana Estadual da Apicultura, Meliponicultura e de Proteção às Abelhas. A iniciativa, de autoria da deputada Divaneide Basílio, visa promover a conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e a economia local, além de incentivar práticas sustentáveis na apicultura e meliponicultura.
A Semana Estadual da Apicultura, Meliponicultura e de Proteção às Abelhas será celebrada anualmente, com atividades educativas, palestras, workshops e eventos voltados para produtores, estudantes e a comunidade em geral. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do mel e promover a proteção das abelhas, essenciais para a polinização e a biodiversidade.
A deputada Divaneide destacou a importância da participação das associações de produtores na construção do projeto: “Esse foi um trabalho construído com as associações de produtores de todo o RN. No ano passado, fizemos uma audiência belíssima e enriquecedora para ouvir toda a cadeia produtiva do mel. Agora, a gente reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, a partir desse projeto que vai fortalecer ainda mais essa cadeia.”
IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS
As abelhas desempenham um papel fundamental para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, além de serem peças-chave na polinização de culturas agrícolas e de plantas silvestres. A diminuição das populações delas em todo o mundo é uma preocupação séria. Ao criar uma semana de conscientização e proteção às abelhas, o legislativo estará apoiando ações que visam proteger a biodiversidade e, por consequência, a própria segurança alimentar e fonte de renda da população de algumas cidades do estado.
Deixe um comentário