Alunos da Maple Bear Natal levam primeiros lugares em Concurso de Redação sobre História de Natal.

Alunos da Maple Bear Natal levam primeiros lugares em Concurso de Redação sobre História de Natal.
A Maple Bear Natal conquistou o primeiro e o segundo lugar das três premiações do 4º Concurso de Redação Sobre a História de Natal, promovido pela Viva Entretenimento. O tema desta edição foi “Valorização do Centro Histórico: resgatar o passado para entender o presente”. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (13). Para a escola, a premiação é um reflexo da consistência pedagógica da metodologia canadense de ensino, presente há quase 15 anos na capital, e de uma série de ações voltadas para a área de linguagens.
O primeiro lugar ficou com a aluna Ana Luíza Hermínio, do 8º ano do ensino fundamental. A segunda colocada foi a estudante Maria Isabel Guedes Draeger, também do 8º ano. Elas foram orientadas pela professora Camila Augusta Desidério.
Para o coordenador pedagógico Olavo Vitorino, o resultado é fruto de inovações implantadas desde o ano passado.
“No ensino fundamental II, temos cinco aulas dedicadas ao programa canadense, que já está alinhado com a legislação brasileira, e duas aulas focadas em leitura e interpretação de textos, assim como nos aspectos gramaticais. Os estudantes são estimulados a ler, escrever, refletir sobre sua escrita e ajustar suas produções textuais a partir da correção dos professores”, explicou.
Além disso, um outro diferencial se dá com aulas de monitoria em língua portuguesa, que acontecem de segunda a sexta, no contraturno.
“Neste ano, ainda associado à monitoria, lançamos o projeto Escreva+, onde os estudantes são encaminhados para fazer trabalhos específicos a partir de gêneros que mudam a cada mês. Ambas as estudantes premiadas, fazem parte desse projeto”, comemorou Olavo.
O concurso que contou com 89 alunos de 9 escolas, selecionou e premiou as três melhores redações elaboradas por estudantes do ensino fundamental de instituições da capital – públicas e privadas –, no contexto da Caminhada Histórica de Natal, no intuito de despertar o interesse pela arquitetura, história, cultura e cidadania.
Os trabalhos foram analisados pela Comissão Julgadora, composta pelo professor, escritor e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN, João Maria de Lima; pelo escritor e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Padre João Medeiros Filho; e pela professora e escritora Anchella Monte.
O primeiro lugar foi premiado com um Notebook, o segundo lugar ganhou um Smartphone. A professora orientadora foi premiada com um tablet e a Maple Bear Natal receberá um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela Viva Entretenimento LTDA.
Metodologia Canadense
A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.
No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português. Mais informações em @maplebearnatal.
Deixe um comentário