Marca Maxmeio

Postado às 11h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Álvaro Dias participa de homenagens pelos 90 anos do Padre Tiago Theisen.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) participou na noite deste domingo (25) da celebração pelos 90 anos do Monsenhor Tiago Theisen, 52 deles dedicados à catequese em Natal. A missa campal na capela centenária de Santa Cruz, em Igapó, teve como celebrante o arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira junto ao padre Virgílio.

Álvaro Dias conhece o trabalho de Padre Tiago desde o tempo em que estudava medicina e atuava nos ambulatórios em que o pároco proporcionava atendimento aos mais pobres. Como prefeito, lhe concedeu a Medalha do Mérito Felipe Camarão, maior homenagem que a Prefeitura pode conceder a um cidadão, em reconhecimento pelos serviços prestados por padre Tiago para a cidade de Natal.

“Tudo o que o senhor fez, as igrejas que ajudou a construir, os projetos de alfabetização, nós acompanhamos e reconhecemos o trabalho do missionário que saiu da Bélgica e adotou Natal como a sua cidade e cidade da sua vida”, afirmou o prefeito, ao homenagear o aniversariante.

Álvaro, que foi à missa acompanhado da primeira-dama Amanda Dias, disse que como cidadão e prefeito, acompanhou e reconhece todo o trabalho realizado pelo padre. “Nós o homenageamos, mas sei que a homenagem maior que o senhor tem é o reconhecimento do povo de Natal pelo seu trabalho”, disse, citando a Epístola de São Paulo aos Coríntios: “Mesmo que eu fale a língua dos anjos e dos homens, mesmo que eu tenha fé que remove montanhas, se não tiver o amor, nada serei”. “E o amor está sempre em seu coração. Receba o reconhecimento e a gratidão eterna do povo da cidade de Natal pelo trabalho na nossa cidade”, completou Álvaro.

Padre Tiago agradeceu as palavras do prefeito e todas as homenagens que lhe foram feitas, dizendo que “a gente só semeia, quem faz crescer é Ele”, referindo-se a Deus.

Trabalho
Quase 62 mil crianças e adolescentes assistidos nesses anos; o encaminhamento de 27 padres à ordenação; 46 igrejas construídas. São números que fazem parte da vida de sacerdócio do belga Jacques Theisen, que chegou ao Brasil em 1968 após o então arcebispo Dom Nivaldo Monte ter recorrido a Roma para trazer padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar.

Padre Tiago, como continua a ser chamado pelos fiéis, é Pároco Emérito da Paróquia Santa Maria Mãe, na zona Norte de Natal.

Capela
A Capela Santa Cruz foi construída em 11 de julho de 1920, pelo monsenhor Alfredo Pegado e Padre Fernandes, sendo reformada pelo Padre Tiago Theisen, em 16 de agosto de 1987. A Capela Santa Cruz está localizada na Praça São Vicente de Paula, no bairro do Igapó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *