Álvaro Dias reafirma compromisso da gestão municipal com o meio ambiente durante ICLEI Nordeste.
O Prefeito Álvaro Dias participou do terceiro dia do 2° Encontro Regional ICLEI Nordeste, que está sendo realizado em Natal. Durante a programação desta sexta-feira (14) ocorrida no auditório da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o chefe do executivo assinou formalmente a adesão da Prefeitura a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe, uma ação do Conselho Regional da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove um aprimoramento nas políticas de descarte de resíduos sólidos e alimentares, criando uma cadeia circular de aproveitamento e reaproveitamento máximo de tudo que consumimos.
Baseado nessas ações, Álvaro Dias prometeu continuar a inserir Natal no debate climático e de desenvolvimento sustentável: “Sabemos que o debate sobre o clima e a necessidade de boas práticas ambientais está na ordem do dia em todo o mundo e não deixaremos que Natal fique para atrás no passo da História. É até uma questão de sobrevivência e empenhamos nossa máxima atenção a essas questões”, explicou.
O prefeito de Itabirito-MG, Orlando Caldeira, e a prefeita de Francisco Morato-SP, Renata Sene, também participaram dos debates desta sexta-feira. Ambas as cidades são um exemplo sobre a importância de prevenir e reduzir os danos causados pelos desastres naturais, em especial aqueles causados pelas chuvas fortes e transbordamento dos rios, que acabam por atingir o povo de diversas maneiras, não apenas pelo risco de deixar vítimas fatais, mas também pelas perdas materiais das famílias, como suas casas, carros e móveis.
Além da formalização da adesão ao programa da ONU, os participantes do fórum travaram um debate sobre “Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco”. Na presença de especialistas, entidades e autoridades brasileiras, Álvaro Dias discursou sobre a importância de encontros como este: “Esse é um assunto fundamental para ser discutido e debatido em todo o país, porque é algo que nos preocupa, já que as mudanças climáticas que tem acontecido a nível mundial, tem provocado o aquecimento global, aumentando as intempéries, trazendo insatisfações e preocupações a todos nós”, afirmou.
O prefeito ainda reafirmou os compromissos de Natal com a natureza e as ações que já vem sendo tomadas na cidade, como a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental de Natal: “Estabelecemos a preservação de 30% do território natalense, a partir da regulamentação de cinco Zonas de Proteção Ambiental, que também estavam carentes de um regramento atualizado, equilibrado e até racional. Fazia 28 anos que Natal esperava pela regulamentação das suas ZPAs, sem que qualquer avanço fosse registrado nessa direção. Até que agora, finalmente, conseguimos”, disse ele.
A revisão do Plano Diretor Municipal, em harmonia com o desenvolvimento sustentável, também foi citada pelo Prefeito como uma política urbanística essencial para a natureza natalense. Além dele, outro plano se destaca pela valorização do meio ambiente na capital potiguar, o plano Planta Natal, que já plantou 13 mil árvores na cidade e continua firme na meta de alcançar as 20 mil árvores plantadas.
Parceiros
O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste é realizado pelo ICLEI América do Sul, Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e correalizado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), Konrad Adenaur Stiftung e I COP Clima Potiguar.
A iniciativa também conta com a parceria da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2023, do Sebrae-RN, Fecomércio-RN, Marina Badauê, Hotel Holiday Inn Natal, Recicla RN, Iate Clube do Natal, Novo Olhar Sustentabilidade e CREA-RN. São parceiros de mídia a TV Universitária (TVU) e a Universitária FM (FMU).
O apoio institucional é da Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Disclosure Insight Action (CDP) e Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil).
Deixe um comentário