A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Ambulatório Transexual e Travesti (Ambulatório TT), participou da ação de Retificação de Registro Civil para população transgênero do Rio Grande do Norte, realizada pela Defensoria Pública do RN, nesta segunda-feira (29), em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.
“O ambulatório veio como parceiro da ação nessa data tão importante para a comunidade, para apresentar os serviços ofertados no referido ambulatório, e para prestigiar os usuários/usuárias acompanhadas no local neste processo de inclusão do nome social e gênero nos seus documentos pessoais, permitindo assim o exercício básico da cidadania”, comenta Cléa Patrícia, coordenadora do Ambulatório TT.
Durante a ação, a equipe do laboratório distribuiu cartilhas sobre os direitos da população LGBTQIAPN+, além de informações sobre o funcionamento do ambulatório e formas de acesso.
Atualmente, mais de 450 pessoas estão cadastradas no Ambulatório TT. O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistente social e psicóloga. O Ambulatório TT é um serviço de demanda aberta, os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (84) 9 8846-3997, Instagram: @ambulatoriott, ou pelo e-mail: ambulatoriottnatal@gmail.com.
Dia Nacional da Visibilidade Trans
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado anualmente no dia 29 de janeiro. A comemoração tem origem no ano de 2004, quando ocorreu uma mobilização na Câmara dos Deputados, junto à campanha “Travesti e Respeito”, liderada por ativistas da comunidade trans em parceria com o Ministério da Saúde. Desde então, o mês de janeiro traz a reflexão sobre a importância da visibilidade, representatividade e luta por acesso à saúde, à educação, à geração de emprego e renda e ao enfrentamento ao preconceito e à discriminação.
Deixe um comentário