O espaço multicultural Pracinha da Cultura foi entregue à população de Parnamirim nesta quinta-feira (29), uma data que vai ficar marcada para o bairro de Vida Nova e o conjunto Jockey Clube. Depois de cerca de 10 anos o importante equipamento das áreas de esporte, lazer e cultura, o antigo Centro de Artes e Esportes Unificados, atualmente denominado Pracinha da Cultura está oficialmente à disposição das famílias do município.
O local conta com espaços de convivência, leitura e está encravado em uma das belas praças do bairro de Vida Nova, localizado na Rua do Dourado. O prefeito Rosano Taveira esteve presente na solenidade, acompanhado de diversas autoridades como a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Kátia Pires, a secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef em Parnamirim, Alda Lêda, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França.
A população de Vida Nova e Jockey Clube se fez presente para acompanhar o acontecimento e entoou os hinos Nacional e de Parnamirim, que foram executados pelo quinteto de músicos da Fundação Parnamirim de Cultura. A Pracinha da Cultura é um equipamento público instalado em áreas de vulnerabilidade social, que integra múltiplas atividades.
O local conta com biblioteca, telecentro, cineteatro para filmes e apresentações teatrais, pistas de skate, caminhada, quadra coberta, além do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Quilombola Moita Verde e homenageia, por meio da Lei Ordinária n° 2.313/2022, de autoria da vereadora Rhalessa Freire, uma falecida moradora das imediações que fez história, a senhora Maria Nazaré Marques de Moura.
Sua neta, Dalvaci Seabra, representou a família e falou em nome de sua avó. Emocionada ao lembrar da matriarca, Dalvaci disse que Maria Nazaré deixou um legado muito forte e que aprendeu muito com a avó. “A comunidade em peso sabe o que minha avó representa, o legado que ela deixou. Ela passou muita coisa boa e positividade para todos que a conheceram”. Dalvaci finaliza dizendo que a comunidade ganha muito com a homenagem. “Agradeço de coração ao prefeito Taveira e a todos os órgãos que batalharam para a chegada desse momento. É um orgulho para nós! Muito obrigada”, falou.
A secretária adjunta de Assistência Social, Marta Lopes, disse que o antigo Ceus deveria ter sido entregue há quase 11 anos. “Só hoje, graças à sensibilidade do governo Taveira, esse espaço multicultural, fruto de muito trabalho, está sendo entregue. Esta é a realização de um sonho”. A secretária se referiu ao gestor municipal como prefeito amigo da criança, em alusão à adesão de Parnamirim ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que representa o compromisso com a causa até 2024.
Marta ainda lembrou que o local é o berço de oportunidades aos jovens com capacitações para o mercado de trabalho através da plataforma digital 1 Milhão de Oportunidades. “Desejamos, humildemente, que a população usufrua com saúde deste grande equipamento”, disse.
A vice-prefeita e diretora-presidente da Funpac, Kátia Pires, disse que quando o prefeito Taveira assumiu, encontrou um cenário de obras paradas e um imbróglio jurídico para a conclusão dos trabalhos. O presidente da Câmara, vereador Wolney França, disse que a casa legislativa estava presente para aplaudir a entrega do importante equipamento de esporte, lazer e cultura e enfatizou que quem ganha com isso é a população de Parnamirim. “Depois de 10 anos de paralisação, a prefeitura está de parabéns pelo destravamento desta obra, o que enfatiza o compromisso que a gestão municipal tem com o povo de Parnamirim”, disse.
A vereadora e presidente da Frente Parlamentar de Igualdade Racial, Rhalessa Freire, foi a propositora da lei que deu nome à Pracinha da Cultura. A edil se disse feliz por ter lutado para que os serviços fossem concluídos e entregues à população. “Trabalhamos em prol da qualidade de vida de nossa população. Obrigada a todos que trabalham por uma Parnamirim melhor”, agradeceu.
A Pracinha da Cultura terá gestão tripartite, tendo como princípio a participação social, por meio da participação do poder público local, comunidade beneficiária e sociedade civil organizada. Depois de um momento de entrega de certificados a jovens que concluíram cursos de qualificação, o prefeito Taveira fez seu pronunciamento, remontando à época de sua primeira visita ao local.
“Essa entrega faz parte de uma história interessante. Quando assumi, recebi essa praça e, depois de uma visita, percebi que teríamos muito, muito trabalho para, de fato, entregá-la à população. A parte burocrática foi bem difícil, mas o comitê gestor deu conta do recado” pontuou.
O prefeito disse que o Pracinha da Cultura pertence à população parnamirinense e representa um marco na história da cidade. “Essa entrega é muito marcante para todos nós da administração pública. Agora vamos dar início a mais uma praça esportiva, dessa vez em frente à maternidade Divino Amor. Nossa população precisa muito dos espaços de convivência, esporte e lazer”, finalizou.
De acordo com o Art. 4° do Regimento Interno da Pracinha da Cultura, o local é composto por espaços que têm como objetivo potencializar a intersetorialidade das políticas públicas implementadas no município, com vistas ao desenvolvimento de ações articuladas de natureza cultural, recreativa, socioeducativa, esportiva, socioassistencial, tecnológica e de qualificação profissional.
Deixe um comentário