Por Elias Medeiros
A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), realizou na noite desta terça-feira (19), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), na Cidade Alta, a Assembleia Geral Ordinária com a participação de cerca de 40 associados.
Os assuntos tratados na pauta foram: A prestação de contas da Diretoria Financeira, retrospectiva, apresentação da logomarca e festa de 10 anos da associação, utilidade pública estadual, Poti em foco e expedição fotográfica com exposição, além da discursão dos novos rumos e atuação dentro do mercado fotográfico potiguar.
O encontro consolidou a importância das parcerias, agregando políticas públicas destinadas a fotografia. Aphoto, já conquistou o título de Utilidade Pública Municipal, e está a caminho do reconhecimento Estadual, além de objetivar o desmembramento da fotografia, das categorias, Artes Plásticas e Audiovisual, e ser reconhecida como arte independente.
O fotógrafo Pablo Pinheiro, recém homenageado com o Troféu Cultura 2012, participou da Assembleia, e trouxe informações úteis a respeito de apoio a projetos culturais e aplicação da Lei Rouanet, e da Lei do Audiovisual, por parte do Ministério da Cultura. O enfoque das informações, foram a formação de colegiados setoriais, visando a captação de recursos públicos para fomentar uma política para fotografia no RN.
“A partir da criação da Aphoto, o Estado do Rio Grande do Norte, está à frente de muitos estados, temos um acervo de fotografia que nos credencia mostrar o passado e acreditar no presente, além de contribuirmos para formação de novos profissionais, com dinamismo e consciência profissional”, declarou Alex Gurgel, presidente da Associação.
Deixe um comentário