Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 7339 do deputado federal Fábio Faria (PSD), que permite o uso de recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para financiar a formação e capacitação de profissionais do Turismo. A proposta foi aprovada esta semana por unanimidade em mais uma comissão, a de Finanças e Tributação (CFT). Atualmente, o Fungetur só pode ser usado para ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos.
O parlamentar sugeriu este projeto considerando a importância social, cultural e econômica do Turismo para o desenvolvimento do país. “São recursos que já existem para o setor e poderão ser usados para algo importantíssimo: tornar o profissional da área apto e qualificado para atuar nos mais exigentes mercados, já que temos um alto fluxo de turistas em todas as regiões do Brasil”, justifica.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, afirma que este tipo de projeto é essencial para diminuir a carência de mão de obra qualificada no Turismo. “Ainda há uma grande deficiência de trabalhadores capacitados no setor. Profissionais com cursos de inglês e espanhol, por exemplo, é uma das maiores necessidades do mercado hoje em dia. Parabenizo o deputado pela iniciativa”, disse.
TRAMITAÇÃO
O projeto, que tramita em caráter conclusivo (não precisa ir a plenário), já havia sido aprovado nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e do Turismo e Desporto. Agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Deixe um comentário