O Arraiá da Jacutinga acontece desde 1978, idealizado por Gorete, Neide e Nailda, todas moradoras da Rua do Corrupio, uma das vias fundadoras do bairro da Vila de Ponta Negra.
Iniciou-se ao redor da fogueira no dia de São João, com uma radiola e ao som de saudoso Luiz Gonzaga, onde fizeram uma festa junina na rua com os moradores próximos, seus familiares, os pescadores e as rendeiras da localidade.
No decorrer da jornada de muita diversão e brincadeira, o famoso arraiá de rua foi criando novas atrações e se atualizando, desse modo, nasceram suas quadrilhas exclusivas: Quadrilha Jacutinga, uma versão tradicional composta por adultos e Quadrilha Jacutinguinha, uma versão infantil da anterior;
As Estrelinha da Rua do Corrupio, grupo de dança infantil, composto por meninas, atração que sempre chama a atenção pelo encanto e graciosidade; e ainda, a Quadrilha das Quengas, uma das grandes atrações do final da noitada, onde, no total improviso para dançar, os homens se vestiam de mulheres e as mulheres de homens.
A brincadeira se manteve viva todos esses anos com a participação de toda a população da Vila, atraídos pela irreverência que diverte a todos, apesar das dificuldades, sempre foi realizado, por meio de doações e pequenos apoios financeiros da população.
Após uma pausa de dois anos, devido a pandemia, o Arraiá da Jacutinga se renova, firme e forte em 2022, com apoio da Prefeitura do Natal e da FUNCARTE (Fundação Cultural Capitania da Artes) e com o auxílio fundamental das pessoas da localidade. Com isso, além de valorizar a Rua do Corrupio, como uma proposta de lazer, entretenimento e cultura para todos, mantem viva a chama dos festejos juninos da Vi de Ponta Negra, resguardando e resgatando todo o legado cultural da região.
O Arraiá da Jacutinga acontece sexta-feira (24) e sábado (25), com shows musicais do sanfoneiro Pedro Paulo e do cantor Deni Cruz, além de danças, comidas típicas e muita alegria. A festa começa às 18h. Venha participar conosco!
Deixe um comentário