Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Durante votação realizada esta semana na Assembleia Legislativa, foram aprovados, em plenário, dois projetos de lei da deputada Larissa Rosado (PSB). O primeiro deles reconhece a utilidade social e econômica da extração e do beneficiamento do sal no Rio Grande do Norte. O segundo declara o espetáculo teatral Natalis, encenado em Mossoró, como patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado.
“A aprovação do projeto referente à extração salineira é um reconhecimento à atividade e ajudará a sensibilizar os governos estadual e federal no sentido de mostrar a importância econômica e social do sal para todo o país”, argumenta Larissa.
O RN é um dos maiores polos da extração de sal marinho do país, tendo a região Oeste como principal centro de produção e beneficiamento do produto no Estado. A atividade salineira envolve uma vasta cadeia de serviços, sobretudo nas cidades do litoral norte potiguar, mais especificamente nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Galinhos, Grossos, Porto do Mangue e Guamaré. Segundo informações do Sindicato das Industrias de Extração do Sal do Estado, são gerados cerca de 15 mil empregos diretos e 70 mil indiretos.
Natalis
O espetáculo Natalis é encenado desde 2015 pelo grupo Diocecena do Colégio Diocesano Santa Luzia, sempre durante a tradicional Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró. “O enredo que conta a história do nascimento de Jesus Cristo, como uma mensagem de paz, reflete no fortalecimento da fé cristã e reafirma a vocação de Mossoró para os grandes espetáculos como o ‘Chuva de Bala no País de Mossoró’, ‘Auto da Liberdade’ e ‘Oratório de Santa Luzia’, conhecidos nacionalmente”, comemora a parlamentar autora da proposição.
Deixe um comentário